Programação

Infográfico
11/06/2014 - 16:00
Ambulantes são sorteados para o Forró caju
O evento beneficiará os vendedores com renda extra

Ambulante comemora ser sorteada para trabalhar durante a festa

Para muitos, o Forró Caju foi feito para se divertir, mas para alguns sergipanos, a festa também é sinônimo de trabalho e renda extra. Hoje, às 11h da manhã, ocorreu o sorteio dos ambulantes que irão trabalhar na venda de alimentos e bebidas nos 12 dias do evento. Foram 130 sorteados, dentre 881 inscritos. A principal exigência é o certificado do curso de Manipulação e Higiene, oferecido pela Prefeitura de Aracaju.

A assessora de Comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Gabriela Barbosa, afirma que esse certificado serve como garantia para a segurança alimentar dos consumidores. O documento será cobrado pela Vigilância Sanitária, que atuará no local do evento. O curso começou a ser oferecido pela prefeitura do município desde abril do ano passado.

Os sorteados irão trabalhar dentro da área do Forró Caju, durante os 12 dias de festa. No emtanto, os ambulantes que ficarão à parte da organização do evento também terão de apresentar o certificado do curso.

Gabriela Barbosa fala sobre a organização do evento e sua importância

Ambulante Ana Maria fala sobre sua renda familiar

O diferencial deste ano será uma praça de alimentação reservada para a alocação dos ambulantes sorteados. “Eles estarão divididos em categorias, como as de bares, tendas de drinks, boxes e isopores. Além dos vendedores de pipoca, milho, acarajé e adereços. Os vendedores com isopor poderão circular pelo evento, enquanto os outros serão distribuídos pela organização, na praça de alimentação”, explica Gabriela.

A assessora também entende a importância da festa como renda extra à família dos trabalhadores. “O Forró Caju é uma oportunidade grande para esses comerciantes porque lá eles tiram um lucro que consegue perdurar por alguns meses. Vai ter bastante público e certamente incrementará a renda dessas famílias”.

Dona Ana Maria dos Santos Souza foi uma dos 130 sorteados e comprova a afirmação. Ela sustenta a família com a renda que adquire em festejos como o Forró Caju, além de vender lanches todos os domingos no Parque José Rollemberg Leite (Parque da Cidade), no bairro Industrial.

Ela também fez o curso de Manipulação e Higiene e garante que vai colocar o aprendizado em prática. “Gostei do curso, porque aprendi tudo sobre limpeza. Foi muito útil.”

Por Jéssica França e Jéssica Vieira