Programação

Infográfico
22/06/2014 - 16:00
Donos colocam seus cachorros na moda junina
Tecidos e detalhes são observados para conforto do animal

Roupas juninas conquistam os donos de cachorros (foto: São João Infonet) 

Que os apaixonados por cachorros fazem de tudo para deixar seu animalzinho mais bonito todo mundo já sabe, não é verdade? Muitos deles, inclusive, não poupam esforços (nem dinheiro) para que seus bichinhos comam da melhor ração, brinquem com os brinquedos adequados e usem a mais linda roupinha de São João. É, você não leu errado. Cada vez mais presentes nos "iooks do dia", as roupinhas seguem as tendências determinadas pela época, tais quais as dos humanos.

A professora Clélia Carvalho é dona de uma shi-tzu, a Maria Flor, e todos os anos ela faz questão de vestir a cadelinha de acordo com as festas. “Eu adoro vestir a Maria Flor. Como eu gosto muito de São João, sempre coloco um vestidinho nela e enfeito com lacinhos. Como a minha prioridade é sempre deixar que ela fique confortável, escolho com muito cuidado as roupas que vou comprar para ela”.

Conforto parece ser a maior preocupação dentre os donos que querem vestir seus bichinhos em roupas juninas. Clélia conta que, antes de ter os seus três cachorros, não gostava muito de ver os animais vestidos. “Eu achava meio esquisito, para mim roupa era para gente, não para animal. Mas hoje percebo que as roupas não machucam, são muito bem feitas e faço questão de caracterizar meus cachorros para o São João”.

Clélia veste sua Maria Flor todos os anos para o São João

As roupinhas podem ser encontradas prontas ou por encomendas nos pet shops. Heliomarto Rezende, veterinário e dono de um pet shop em Aracaju, diz que a procura por elas é muito grande e ele chega a trazer uma costureira de Salvador, especializada em reforma de abadás nos carnaval, para confeccionar as roupinhas para a venda.

“Aqui no pet shop vendemos muitas roupas de São João, principalmente porque organizamos todos os anos, em julho, o ‘Forró Auau’ para os cachorros e seus donos. Contamos com cerca de 500 cachorros e todos eles vestidos com roupas juninas. Para atender à demanda tenho que buscar em Salvador uma costureira que passa 15 dias aqui fazendo os vestidos e camisas xadrez em tamanhos P,M, G e extra G para os animais”, explica o veterinário.

Outra dona que adora adornar sua cachorrinha para as festas juninas é a psicóloga Greyce Kelly. Mas, diferente da Maria Flor, a poodle Mag se sente um pouco incomodada com as roupas. “Acabo colocando nela o vestidinho de caipira para tirar fotos. Q,uando ela começa a estranhar, eu tiro. Só coloco por diversão mesmo, ela brinca um pouquinho, as pessoas ao redor brincam com ela, bato as fotos e tiro o vestido”.

O veterinário Heliomarto recomenda roupas confrotáveis para os animais

Greyce reclama dos preços e fala também que não arrisca o conforto da cadelinha. “Colocar sapatinhos já é exagero para mim. Coloco roupinhas pela brincadeira, não gosto disso de querer transformar cachorros em humanos, indo até acima do conforto do animal. Além disso, as roupas são bem caras, custam entre R$50 e R$70”.

O veterinário explica que as roupinhas devem ser feitas com todo o cuidado para que não machuque o animal. “A costureira deve escolher bem os tecidos, não colocar muitos detalhes pequenos que o animal possa engolir. As roupas têm que ser muito bem feitas para que peças não se soltem e é preferível o uso do elástico no lugar no velcro que pode agarrar no pelo do cachorro. Qualquer cachorro pode usar as roupinhas juninas, no começo eles se sentem um pouco incomodados pela novidade, mas em pouco tempo se acostumam”, conclui.

Por Yasmin Barreto