Programação

Infográfico
06/06/2014 - 14:48
Franjas conquistam as mulheres neste São João
Tendência será muito usada pelas que buscam um diferencial
Botas com franjas são tendência para o São João 

Nos anos 20, as melindrosas dançavam jazz com muita ousadia e glamour. Para isso, recorriam ao balanço das franjas nos vestidos. Já nos anos 70, os hippies norte-americanos se inspiraram nos cowboys e índios - estes acreditavam que as franjas era uma extensão da alma - e as usaram como detalhe. Durante os festejos juninos do inverno de 2014, as melindrosas e hippies viajam no tempo e emprestam um pouco do seu charme para as forrozeiras balançarem as franjas no ritmo nordestino que contagia o público de todo o país.

Rosane Moura é enfermeira e coleciona peças com a tendência no seu guarda-roupa. De acordo com ela, as franjas combinam com todas as suas peças. “Eu adorei o retorno das franjas, sou absolutamente viciada nessa tendência. Comecei comprando uma blusa e hoje tenho camisas, bolsa, sandálias e a minha bota de couro que vou usar muito nos forrós”.

Segundo Thamires Nunes, consultora de estilo e jornalista, Rosane vai pelo caminho certo: as franjas associadas ao couro são a grande pedida para esse São João. “Nos forrós, as franjas podem ser bastante exploradas nas produções com um tom mais western, folk e boho. É uma época na qual a tendência se acentua e é bastante usada em mangas de casacos, jaquetas, camisas e saia. O couro e as franjas são a pedida certeira para o mês junino. Nas botas, as franjas também ganham um espaço grande. Geralmente, os canos destes calçados ganham aplicação de franjas e os tons terrosos ficam mais harmoniosos com esse tipo de tendência”.

Bolsa com o detalhe levanta produção básica (foto: São João Infonet)

Thamires indica que as peças com franjas sejam usadas com moderação. Misturar dois elementos do vestuário que contenham a tendência pode ser desastroso para o look. Além disso, as meninas devem prestar atenção ao seu biotipo para não chamar atenção para pontos que desejam esconder.

“As franjas são incontroláveis, se mexem muito e aumentam a silhueta. O ideal dessa tendência é usar apenar uma peça no look inteiro por ser um modismo que atrai bastante atenção. É um exagero usar botas e jaqueta, ambas com o detalhe, juntas em um mesmo look, por exemplo. A ideia do menos para sustentas o look de forma bonita continua prevalecendo”, explicou a consultora.

Combinando bem os acessórios e dosando a quantidade de peças com as franjas, qualquer mulher pode cair no forró e, ao invés de ariar a fivela, balançar as franjinhas, tal qual as melindrosas.

Por Yasmin Barreto