Programação

Infográfico
02/07/2014 - 10:25
Problemas na pele são recorrentes no mês
Os mais comuns são consequência do frio e da maquiagem

Apesar de a região nordeste não possuir uma divisão clássica das quatro estações do ano e do nosso inverno não ser rigoroso, é fato que o ar fica um pouco mais seco e as temperaturas mais baixas durante o mês de junho. Uma das partes do corpo que mais sofre com esse friozinho é a pele, principalmente a que já se enquadra no tipo seco.

Dra. Larissa Sobral recomenda cuidados com a pele durante a temporada (foto: São João Infonet)

A dermatologista Larissa Sobral explica que, durante o mês de junho, certas doenças na pele são mais características. “É uma época um pouco mais fria e seca, portanto é muito importante hidratar a pele para que não surja uma dermatite ou um ressecamento mais grave na pele. Este último pode causar uma pele mais esbranquiçada, descamativa e até causar o prurido cutâneo, que é a coceira na pele”.

Para evitar o intenso ressecamento da pele (a xerose cutânea), que é também causado pelo abuso do banho quente, é importante que ela seja hidratada por dentro e por fora. “Temos sempre que beber muita água e comer verduras e frutas que possuam muita água. Para agir por fora, certos produtos como hidratantes e antioxidantes em creme são recomendados”.

Existem também alguns casos de alergias respiratórias associadas a problemas na pele. As pessoas que possuem alguma doença respiratória, a qual pode ser agravada com a fumaça das fogueiras e fogos e com a queda de temperatura, podem ser acometidas também com a dermatite alérgica.

Maquiagem

Como esta é a época de típica junina, nas noites da capital e interior e quase todos os dias do mês  tem shows e festas, as pessoas acabam usando maquiagens fortes com mais frequência. E, como consequência do tamponamento dos poros, podem surgir alergias e os temidos cravos e acne cosmética.

De acordo com Larissa, “a melhor recomendação é a de tirar toda a maquiagem do rosto antes de dormir”. Ela indica que além do demaquilante – em solução micelar, para peles oleosas e em creme para peles secas – é recomendado que se lave o rosto para que não fiquem resíduos. E ainda que, antes da maquiagem, as pessoas de pele seca passem algum hidratante e  as de pele mais oleosa busquem maquiagens livre de óleo em sua composição.

 

Por Yasmin Barreto