Programação

Infográfico
16/05/2014 - 13:03
Xadrez: o tecido que te prende ao São João
Charmosos, os quadradinhos não são todos iguais
Xadrez madras: traços delicados e tecidos coloridos

Os acordes da sanfona já começaram a soar em alguns bares e restaurantes da cidade. E, com eles, saem às ruas a peça que mais representa o período festivo: xadrez.

Camisas, calças, vestidos, saias, bermudas bolsas e até mesmo carteiras tomam conta do look de crianças, homens e mulheres de todas as idades. No entanto, o “quadriculado” tem história e, ao longo dos anos, foi recebendo novos traços, cores e significados. Além disso, favorecendo os mais diversos tipos de silhueta.

Criado por proprietários de terra na Escócia do século XIX para diferenciar os mais diversos clãs (famílias) do país o “xadrez” indicava uma hierarquia social. Com o passar dos anos, inúmeros estilistas adaptaram os "quadradinhos", transformando-os em peças absolutamente versáteis.

Assim, longe da estratificação, hoje o xadrez está presente no vestuário de todas as classes sociais. Chique, alegre e democrático, é ele que dá o tom nas festas juninas de todo o país e nós separamos todos eles para que você possa escolher o que melhor combina com o seu estilo. Confira!

Argyle: o xadrez "do vovô"

Burberry: bege, vermelho, preto e branco

Vichy: a padronagem mais comum

Argyle

É o “xadrez do vovô”, formado por losangos com traços finos e retos que formam outros losangos. É frequentemente encontrado em coletes, suéteres e meias, dando um ar mais elegante ao visual, sobretudo ao masculino.

Tartan

É a padronagem original do tecido, típica das famílias escocesas tradicionais. Formada por quadrados grandes, geralmente nas cores vermelho, verde ou azul.

Burberry

Inspirada no Tartan pela grife inglesa Burberry, diferencia-se pelas cores bege, vermelho, preto e branco sempre registradas.

Madras

Marcado por traços extremamente delicados, sempre em tecidos leves e coloridos.

Príncipe de Gales

De origem inglesa, é composto por pequenos quadradinhos que, de longe, formam quadrados maiores. Com tramas mais finas, geralmente em tons neutros, ganhou fama por ser usado pelo príncipe de Gales Eduardo VII no século XIX.

Vichy

Surgiu na cidade francesa de mesmo nome e é a padronagem mais comum que conhecemos, formada por quadradinhos do mesmo tamanho que lembram uma toalha de piquenique.