Programação

Infográfico
15/05/2014 - 15:11
Customizar: ótima opção para novos looks juninos
Tecidos aliádos à criatividade transformam suas roupas
Peças a serem customizadas no Ateliê de D. Tarcila

Os festejos juninos estão chegando e, certamente, você já começou a pensar nas produções que fará para as noites de festa. Nesse período, camisa xadrez, cintos, botas e jeans novos já invadem a sua imaginação -  e a vontade de colocar as mãos nas peças das vitrines -, mas será que eles já não estão no seu guarda-roupa?

“Todo nordestino tem, ao menos, uma calça jeans, uma camisa xadrez e uma botinha para curtir o São João. De forma geral, os gastos com peças novas nessa época do ano são desnecessários e, para dar um ar diferente ao que já temos no guarda-roupa, o mais barato – e legal – é a customização”, explica a costureira Tarcila Fonseca.

Durante o mês de maio, Tarcila recebe mais de 300 encomendas de reparos e ajustes em jeans e peças em tecido xadrez, além das encomendas de roupas juninas infantis. “Aas pessoas me trazem muitos vestidos e calças que não usam mais para que eu dê uma repaginada. Faço saias, diminuo a manga das camisas masculinas, coloco aplicações. As roupas ficam novas a um preço muito mais baixo que os das lojas”, diz a costureira.

Tecido xadrez pode ser aplicado nos bolsos das calças de homens e mulheres

O estudante Matheus Dias é adepto à customização há três anos. “Já pedi para colocar aplicação de tecido xadrez nas minhas calças e num chapéu de palha que tenho em casa. Esse ano, comprei lantejoula verde e amarela para aplicar na jaqueta jeans. Afinal de contas, o São João será com Copa e torcedor e torcedor, né?!”, brinca o estudante.

Forrozeira assumida, Bruna Santos separou um vestido que não lhe cabia mais para ser transformado numa saia. “A estampa dele é linda, mas a peça não entra mais em mim. Então, nada melhor que transformá-lo em saia. Fica mais feminino e eu não gasto tanto”, diz.

Lantejoulas, tecidos em xadrez, couro e até mesmo fitilhos podem transformar suas roupas esquecidas no armário em peças super novas sem a necessidade de um gasto a mais. “Se é para investir muito em algo, que se invista na animação e no forró”, finaliza Matheus.

Por Jéssica Vieira