Programação

Infográfico
06/05/2014 - 08:03
Bota: para ferver no forródromo
Calçado traz charme à produção dos forrozeiros
Calçado traz charme à produção dos forrozeiros

Curtas, longas, rasteiras, com salto alto, franjas e até mesmo “de montaria”. É só o inverno se aproximar para as campanhas publicitárias – e as vitrines – anunciarem que as botas nunca saem de moda e são uma aposta certeira para esquentar os pés durante a estação.

Aqui no Nordeste, onde o frio mal assopra, elas compõem os looks de homens e mulheres durante todos os festejos juninos. “Tenho duas botas que me acompanham há anos. Desde festas aqui na capital a shows em Campina Grande (PB) e Caruaru (PE). São confortáveis dão mais firmeza para que possamos dançar forró. Aliás, de forró posso garantir que elas entendem bem mais que eu!”, brinca o administrador de empresas Fabrício Nascimento, 32.

E entendem mesmo. Basta olhar as vitrines das lojas de calçados no centro comercial e shoppings da cidade para ver que elas estão por toda a parte. Para a vendedora Elisângela Sacramento, a oportunidade de usar uma peça que, a principio, não faz parte do cotidiano da região, anima muitas pessoas. “Em várias regiões, as botas são usadas em épocas frias para aquecer os pés. Como aqui no nordeste esse frio raramente chega, costumamos utilizar o calçado para incrementar o vestuário junino, substituindo as rasteirinhas de couro”, explica Elisângela.

Homens também apostam na tendência para os festejos

As botas também podem ser usadas no dia a dia, mesmo em climas quentes

Ela diz ainda que, se compradas com cuidado e atenção, as botas podem, sim, serem utilizadas no decorrer do ano, mesmo aqui no nordeste. “Elas precisam ser, antes de bonitas, confortáveis. As mais curtas e de saltos baixos podem ser usadas num fim de tarde e até mesmo para trabalhar. As de salto podem compor looks mais arrumados em festas e baladas. Já as de cano longo podem ser usadas com vestidos, desde que não fiquem muito largas nas pernas”, orienta a profissional, que trabalha na venda de calçados há mais de dez anos.

A estudante Daiana Caldas, 21, diz que a bota é seu par preferido nas festas de São João. “Todo ano compro uma nova e já tenho seis, cada uma de um estilo diferente. É bom variar um pouco até porque umas são mais confortáveis que as outras , aguentam mais determinadas festas... Bota é meu calçado favorito”, diz ela.

Se você está pesquisando o seu “par forrozeiro” para os festejos de 2014, saiba que opções não faltam. Mas lembre-se de que “Como a procura é muito grande, os preços também estão lá em cima. Então, uma pesquisa é essencial. Há modelos muito parecidos nas lojas e o que vale mesmo é o conforto dos seus pés no ritmo da sanfona”, finaliza Elisângela.

Por Jéssica Vieira