Programação

Infográfico
28/06/2014 - 10:06
Forró Caju: 100 mil pessoas são esperadas no São Pedro
A festa junina que atrai cerca de um milhão de pessoas

(Fotos: São João Infonet)

Público faz a festa no Forró Caju

85% de artistas locais

Considerada por muitos forrozeiros, como uma das maiores festas juninas da região Nordeste, o Forró Caju, evento que acontece na praça dos mercados centrais de Aracaju desde 2001, já embala uma multidão de forrozeiros. São 12 dias de forró que garante ao evento, o título de maior festa junina do Estado.

Neste ano são cerca de 190 atrações, sendo 85% de artistas locais, que levam a alegria dos festejos juninos a milhares de sergipanos e turistas. O evento promovido pela Secretaria Especial de Cultura de Aracaju atrai cerca de um milhão de pessoas a cada edição. Pelo menos 80 mil pessoas, com picos de 100 mil, passam todas as noites pela festa, é a estimativa dos organizadores do evento. Confira os vídeos produzidos pela equipe do São João Infonet.

“O coronel Enilson da Gurda Municipal (GM) nos informou que os portões são fechados com o limite de 80 mil pessoas. Esse número pode chegar a 100 mil com a contagem de pessoas que ficam nos arredores, mas a capacidade do local do total é de 80 mil. O Forró Caju, hoje, por meio da Funcaju, é um evento feito para o povo sergipano, tanto que este ano apostamos nos artistas locais, que correspondem 85% programação. É importante valorizarmos os nossos artistas”, disse a assessora de comunicação da Funcaju, Luana Feldens.

Mas todo o trabalho da festa é promovido com muita antecedência, e acontece desde o início do ano. Ao todo, são mobilizados cerca de 17 órgãos públicos, que atendem setores da saúde, segurança, planejamento e jurídico. Para atender a todo tipo de gosto, a festa mescla em suas atrações desde trios pé-de-serra e um forró raiz, como Elba Ramalho e Alcymar Monteiro, passando pela atual geração do forró eletrônico, com Mastruz com Leite, Calcinha Preta e Garota Safada. Até o tecnobrega da banda paraense, Calypso.

As apresentações ocorrem em três palcos simultâneos que mostram que a festa é rica em tradição. “O casarão da Clemilda foi um projeto que iniciamos no ano passado, idealizado por Antonia Amorosa, diretora de arte e cultura do município. Ele é um espaço que só toca trios pé-de-serra, e conta com apresentações de quadrilhas juninas. Um espaço inovador, que recebe muitos casais e família. Já o palco Gerson filho é mais variado, mas em geral são grupos que apostam no romantismo do forró eletrônico. É um local onde ocorre muita paquera. E o Luiz Gonzaga é o palco que agrega o grande público e grandes atrações”, conta Luana Feldens.

Segurança

Cerca de 40 policiais militares estão realizando a segurança diária dos forrozeiros na parte externa do evento. Na parte interna, o policiamento é realizado por agentes da guarda municipal e segurança privada. “Se fizer um cálculo de proporção de violência, podemos ver que os índices é bem inferior aos números de outras edições e outros eventos. Tivemos ainda um aumento de 30% da capacidade de público no espaço, tudo isso para garantir mais conforto aos forrozeiros, e isso meche, claro com contingente de policiais, já que à medida que aumenta o público, também temos que ampliar os números de saídas de emergência, dentre outras questões. Houve um cuidado grande, quanto ao camarote da acessibilidade, para atender todas as demandas dos deficientes e acompanhantes”, disse Luana.

Capital do Forró

E quem pensa que o Forró Caju de Sergipe fica atrás na disputa dos festejos de Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), pelo título de “Capital de Forró”, se engana. “Em termos de programação estamos se igualando a eles, já que em anos anteriores ficamos a trás no quesito quantidade de dias. Este ano também passamos a somar ao evento, os festejos da rua São João, onde entramos com as bandas, fator  que viabilizou o engrandecimento do evento”, destaca Luana.

Um evento em que ‘tradição’ e ‘alegria’ caminham juntos numa só direção, mobilizando vários setores da economia sergipana, a exemplo do turismo. “Tanto o Forró Caju, quanto o Arraiá do Povo, consolida essa imagem do São João de Sergipe. O forró caju é um evento de massa, que atrai muitos turistas. E o Estado durante o período cresce também no turismo, a estimativa é de que cerca de 100 mil turistas passem por Sergipe”, disse o secretário de Estado do Turismo de Sergipe (Setur), José Roberto.

São Pedro

Dia 29/06 (Domingo)

Palco Luiz Gonzaga

22:00h – Fi da Pé
23:30h – Gabriel Diniz
01:00h – Adelmário Coelho
02:30h – Aviões do Forró

Palco Gerson Filho

18h – Tonho Baixinho
19h20 – Eduardo Brito
20h50 – Pedro Henrique
22h10 – Forró das Novinhas
23h30 – Nairê
1h – Mozart Neto e Rodrigo
2h30 – Osmailson Lima, o cara do Xerebebéu

Casarão da Clemilda

12h – Gilson do Acordeon
13h – Ceará do Acordon
14h – Antenor Nunes
15h – Quadrilha Pioneiros da Roça Mirim
16h – Trio o Capital
17h – Quadrilha Abusados da Roça
18h – Jailson do Acordeon
19h – Quadrilha Dona Flor Nordestina
20h – Ismael e os filhos do Nordeste
21h – Os Brasas Nordestinos
22h – Lourival Mendes
23h – Cássio do Forró
0h30 – Trio Bem de Tim – O Rei do Coquinho
2h – Glaubert do Acordeon

Por Leonardo Dias e Kátia Susanna

Limão com Mel encerra décima noite do Forró Caju
Termina décima noite do Forró Caju
Fãs de Cesar Menotti e Fabiano lotam Forró Caju
Fãs de Cesar Menotti e Fabiano lotam Forró Caju
Cesar Menotti e Fabiano pela primeira vez no Forró Caju
Arraial da Prevenção agrada forrozeiros do Forró Caju
Décima noite do Forró Caju promete muita animação
Magníficos emociona público no Forró Caju
Termina a nona noite do Forró Caju 2014
Genival Lacerda se apesenta pela 13ª vez no Forró Caju
Tatá di Tao recebe Título de Cidadão Aracajuano