Programação

Infográfico
27/06/2014 - 00:01
Genival Lacerda se apesenta pela 13ª vez no Forró Caju
Cantor ressalta a importância da festa para o resgate cultural
Genival canta seus sucessos (Fotos Arthuro Paganini)

Hoje é dia de relembrar o forrozão das antigas no Forró Caju. A segunda atração desta quinta-feira foi o paraibano Genival Lacerda, que se apresentou no palco Luiz Gonzaga. O cantor é dono dos sucessos “Severina Xique Xique”, “De Quem é esse Jegue” e “Radinho de Pilha”. O show foi ilustrado com batidas diferentes e a presença de seu filho João Lacerda.

Com 60 anos de carreira e subindo ao palco do Forró Caju pela décima terceira vez, Genival já se sente de casa. “Pra mim é a maior satisfação na vida! Entra prefeito e sai prefeito, mas mandam me chamar sempre.”, diz o cantor que é um veterano no evento. E acrescenta: “Eu não tenho partido. Meu partido é cantar para o público.”.

Ele destaca a importância do Forró Caju para a manutenção da cultura nordestina, que, segundo ele, se não houver incentivos, acaba sendo esquecida. “Tem que ter quem ajude, se não, como é que vai pra frente?”, indaga.

Genival não tem preconceitos com os músicos que tocam um forró mais estilizado. Ele faz questão de ressaltar a importância dos artistas de variados estilos prestando contribuição para propagação da cultura nordestina: “Todo mundo cantando e mostrando suas qualidades é que é importante.”, afirmou.

Prova disso é que, apesar de ser o é dono de um xote marcante, ele também inova. Ao final de sua apresentação, o cantor e compositor, resolveu modificar seu autêntico forró com batidas mais modernas. “É tudo num ritmo bem gostoso!”. Quem foi, conferiu.

A Carreira

Genival Lacerda faz sucesso desde 1975, com a música “Severina Xique Xique”. Se você não a conhece pelo nome, provavelmente já ouviu e cantou o trechinho “ele tá de olho é na butique dela”. Graças a essa composição, ele vendeu cerca de 800 mil cópias. Apesar de só ter sido conhecido nos anos 70, Genival gravou seu primeiro disco em 1955.

João segue seu próprio estilo musical

Herança

O filho de Genival, João Lacerda, também subiu ao palco e mostrou o talento que herdou. Cantando desde a década de 90 e com 7 CDs gravados, João segue os passos do pai no forró. Mas apesar da influencia de seu genitor, ele diz que a trajetória na música é árdua. ”Não é fácil conseguir espaço”.

João Lacerda investe em novos estilos, com batida elétrica, e em suas apresentações solo ele inspira-se em bandas como Aviões do Forró e Garota Safada, porém sem esquecer do autêntico forró que seu pai canta durante toda a carreira “Meu repertório é diferente, mas eu também toco xote e vaquejada”, lembrou.

Por Jéssica França e Jéssica Vieira

Confira o vídeo da apresentação de Genival Lacerda no Forró Caju:

Vídeo: Karla Maglhães
Fotos: Arthuro Paganini