11/06/2015 - 10:40
Exposição reúne devotos para a Trezena de Santo Antônio
Evento pretende arrecadar alimentos para intituições carentes
Cultart reuniu visitantes e devotos (Fotos: Portal Infonet)

Até o dia 13 de junho, o Centro de Cultura e Arte (Cultart/SE) abriga a exposição ’13 Noites com Santo Antônio’. Todas as noites, o evento que é uma realização da Universidade Federal de Sergipe (UFS), reúne devotos para orações em louvor ao santo e apresentação de performances. Quem comparece ao local também pode prestigiar uma feirinha de artesanato e provar da ‘merenda de Santo Antônio’. O evento é beneficente e pretende arrecadar alimentos para instituições carentes.

“Cada noite temos a presença de instituições, artistas, decoradores e alunos da universidade. Inicialmente, fazemos a parte da oração, depois tem a apresentação do Festival de Performances e por último, a gente serve a merenda de Santo Antônio. E o mais importante é que as pessoas que visitem essa exposição tragam 1 kg de alimento que será doado às instituições de caridade”, explica o curador da exposição, Otávio Luiz Cabral.

Altares em homenagem a Santo Antônio são atração do evento 

A exposição conta com 13 altares diferentes, cada um ornamentado por uma instituição ou pessoa colaboradora. A cada noite, um altar é o centro das orações. “O resgate dos altares é uma coisa do passado. Em algumas casas de Aracaju, ainda existem devotos que constroem altares em seus lares e fazem louvor aos santos do período junino. Mas isso que fazemos aqui é uma lembrança, pois em Aracaju a tradição está se perdendo, inclusive existe uma interferência da modernidade nas tradições juninas do Estado. A tradição verdadeira está outro de transformando em outro estilos e formas de apresentação das quadrilhas e das bandas de forró”, destaca Otávio.

Atrações

As trezenas acontecem todas as noites, a partir das 20h, até o dia 13 de junho. No local, também há uma feirinha de artesanato que funciona a partir das 19h. Além do altares, é possível prestigiar a exposição fotográfica com os altares de 2013 e produzida por Aline Ramalho.

Velas e flores homenageiam o santo casamenteiro

Festival de Performances

A exposição é abrilhantada com a apresentação de performances criadas para a temática ‘O sagrado e o profano’. Os artistas escolhidos apresentam performances que envolve elementos da dança, teatro, artes plásticas em músicas.  “O artista fica livre para produzir e criar suas ações dentro desta temática. O único pré-requisito que propomos foi obedecer a temática ‘o sagrado e o profano”, explica a coordenadora do festival Isabella Santana.

transparência