InfoNet >> Eleições 2004
AGENDA
CHAT
CALENDÁRIO
CURIOSIDADES
DIVULGA 2004
PREFEITOS ELEITOS
ENTREVISTAS
LINKS
NOTÍCIAS
ONDE VOTAR
O POVO FALA
PARTIDOS
FALE CONOSCO
 
TRIBUNAIS
TRE - Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe
Tribunal de Justiça de Sergipe

ANTERIORES
1998
2000
2002

 


 

13 de setembro - Marcelo Déda (10 horas)

09:12:25 [WaneskaCipriano] Bom dia.

09:13:45 [WaneskaCipriano] Logo mais, às 10 horas, terá início a quarta edição do Chat Eleições 2004 InfoNet.

09:20:22 [WaneskaCipriano] Quem participa hoje é o candidato à reeleição Marcelo Déda, da coligação “Aracaju, Orgulho de Todos“.

09:40:13 [WaneskaCipriano] Os jornalistas convidados a participar do chat de hoje são: Cláudio Nunes, Marcos Cardoso e Rosângela Dória.

09:48:45 [WaneskaCipriano] A primeira rodada de perguntas será com os jornalistas. Em seguida, será a vez dos internautas, que já podem enviar seus questionamentos ao candidato.

09:51:23 MarcosCardoso entra na sala

09:52:47 RosangelaDoria entra na sala

09:54:51 ClaudioNunes entra na sala

09:57:27 MarceloDeda entra na sala

09:58:12 [MarcosCardoso] Como era de se esperar, o senhor tem sido muito atacado por seus adversários. Mesmo esperando por isso, alguma acusação deve incomodá-lo. Qual a que considera mais injusta?

10:00:28 [MarceloDeda] Na verdade, as acusações revelam muito mais a dificuldade dos meus adversários de apresentarem um programa para a cidade do que mesmo qualquer acusação ou denúncia mais grave. Meu comportamento tem sido o seguinte: dedicar o meu programa a uma prestação de contas do meu mandato e apresentação de propostas para o futuro. As agressões eu trato como devem ser tratadas, na Justiça. Já obtive alguns direitos de resposta.

10:00:45 [ClaudioNunes] Nos últimos dias seus adversários estão criticando a sua provável candidatura ao governo estadual em 1996 e que a Prefeitura de Aracaju será governada pelo comunista Edvaldo Nogueira. Existe alguma preocupação em “esconder” do eleitorado essa possibilidade de renunciar o mandato de prefeito?

10:01:12 [ClaudioNunes] Retificando 2006

10:04:29 [MarceloDeda] Eu estou disputando uma eleição de prefeito, preparado portanto para exercer o cargo de prefeito. Considero um grave equívoco antecipar o debate de 2006, seja qual for a hipótese, isto é, é errado lançar candidaturas agora como é errado descartar hipóteses antecipadamente. Eu organizo a minha vida política de forma muito clara, só discutir um novo projeto quando ele estiver maduro. Como nos ensina a Bíblia, “cada dia com sua agonia”.

10:04:37 [MarceloDeda] O que eu lamento é que depois de 40 anos de um golpe militar que instalou uma ditadura em nome do anti-comunismo, que vinte anos depois do movimento das diretas que expulsou os ditadores, que no momento em que a nossa juventude vai ao cinema conhecer a vida de Olga Benário, ainda existam políticos que queiram ganhar votos com discursos sobre o preconceito anti-comunista.

10:04:40 [RosangelaDoria] Quando Jackson Barreto fala que é o senhor quem vai terminar a ponte Aracaju- Barra, ele fala com sua autorização? Ele fala em nome de quem?

10:06:23 [MarceloDeda] Ele fala em nome dele. Jackson é um político polêmico. No caso concreto, ele estava travando um debate com o secretário Pedrinho Valadares e, no meio desse debate, falou essa frase. Eu considero equivocado, como eu disse antes, a antecipação do debate de 2006, seja por adversários, seja por aliados.

10:06:36 [Internauta] (Anne) - Sou sua admiradora, vc fez muito por aju, mas responda sinceramente o senhor vai ficar prefeito pelos próximos 4 anos, ou sairá como todos dizem candidato a governador em 2006?

10:08:37 [MarceloDeda] Anne, como você leu nas perguntas que eu já respondi, a antecipação desse debate é equivocada. Em 2006, a discussão vai estar nas ruas a população vai estar antenada com este tema, os partidos vão convocar suas bases para debater a matéria e é neste momento que todos deverão examinar os nomes mais adequados para uma candidatura.

10:08:48 [Internauta] (César - fotógrafo) - Prefeito, não esqueça de recapear a rua Vitória Torta.

10:09:49 [MarceloDeda] Meu caro César, como você testemunhou em frente à sua casa, no Largo São Conrado, já autorizei Ferrari e a Emurb a fazerem a intervenção.

10:10:01 [Internauta] (Alessandro) - Queria saber o que o prefeito propõe em relação ao desemprego assustador dos jovens.

10:12:50 [MarceloDeda] Alessandro, o desemprego constitui-se num dos mais graves problemas do país. Como você sabe, o desemprego é uma questão macro-econômica, isto é, sua resolução depende principalmente das políticas econômicas. Graças a Deus, depois de um ano de sacrifícios, os dados revelam o acerto da política do presidente Lula e a retomada do crescimento já influi positivamente na geração de empregos, muito embora ainda falte muito para alcançarmos os números que o Brasil precisa.

10:16:00 [MarceloDeda] Como prefeito, mesmo sabendo dos fatos acima, construímos uma política sustentada de geração de emprego e renda, revitalizando a fundação Municipal do Trabalho, Fundat, e oferecendo produtos importantes no combate ao desemprego, tais como: formação profissional e capacitação de mão-de-obra (aproximadamente 20 mil pessoas beneficiadas), apoio ao artesanato, às feiras como a da Tobias Barreto e a da Praça Olímpio Campos,

10:16:10 [MarceloDeda] a criação do credi-povo, que emprestou mais de R$ 3 milhões a autônomos, pequenos e médios empresários. Criamos também, um banco de emprego que tem oferecido mão-de-obra especializada treinada pela Fundat às empresas que trabalham com a Prefeitura.

10:17:15 [MarceloDeda] Além disso, 7.500 empregos foram gerados através das obras do PAR e eu abri concurso para aproximadamente 1.500 vagas no serviço público municipal. Veja mais sobre geração de emprego e renda em nosso programa de hoje de Rádio e TV.

10:17:23 [WaneskaCipriano] A segunda rodada de perguntas começa agora.

10:17:41 [MarcosCardoso] Como o senhor tem administrado os ciúmes dentro do PT? Alguns reclamam que o senhor dá mais prestígio a candidatos a vereador considerados menos autênticos, como o neo-petista Emmanuel Nascimento, e até de fora do partido, como Sérgio Góes.

10:21:01 [MarceloDeda] Marcos, depois de alguns anos na estrada, a gente se acostuma com o estresse eleitoral. O clima da disputa é propício a ciúmes, desconfianças etc. Mas, na prática, eu não tenho favorecido qualquer candidato a vereador. O meu candidato só a urna eletrônica vai conhecer. Tenho me colocado à disposição de todos eles, participando de atos e lançamentos dos mais variados candidatos. Sérgio Góes foi esperto e usou as imagens do comício de inauguração de seu comitê

10:21:08 [MarceloDeda] nada mais natural, repito, que não privilegio nenhum candidato, todos são companheiros que têm contribuído de forma fundamental para nossa campanha.

10:21:19 [ClaudioNunes] O PT tem o apoio do PSDB, do ex-governador Albano Franco em Aracaju e apóia alguns candidatos tucanos no interior, como é o caso de Itabaiana, com Maria Mendonça. Albano não aparece nos programas eleitorais nem nos seus palanques em Aracaju. Albano aparecendo ao seu lado tira votos em Aracaju?

10:25:12 [MarceloDeda] A coligação majoritária pela qual eu concorro é formada pelo PT, PSB, PCdoB, PCB. O PSDB se articulou com outros partidos que são meus aliados em uma chapa proporcional, e eu não me senti no direito de criar problemas para a eleição de vereadores afastando (o que seria um erro) PL, PTB e outros aliados em função dessa aliança. No interior, nós temos coligações que envolvem o PSDB, mais em função da realidade local, do que por outras questões.

10:25:28 [MarceloDeda] . O caso de Itabaiana é singular: em 2002, nós aceitamos o apoio de Maria Mendonça para Zé Eduardo. Seria um gesto pequeno e oportunista negar agora o apoio a quem nos apoiou antes, além disso, eu pessoalmente tenho uma admiração muito grande por Maria Mendonça e acredito sinceramente que ela é o melhor nome para Itabaiana hoje

10:26:22 [MarceloDeda] Minhas posições políticas são conhecidas. Tenho divergências ideológicas com o ex-governador Albano Franco, mas não costumo tratar adversários como inimigos pessoais.

10:26:34 [RosangelaDoria] Albano tira ou não votos?

10:28:40 [MarceloDeda] Eu nunca conversei com Albano sobre eleição municipal de Aracaju, nem ele me procurou para subir no meu palanque. Portanto, em momento algum, discuti ou avaliei o potencial eleitoral do ex-governador. Não tem cabimento, para mim, avaliar potencial eleitoral de uma liderança que não está em minha campanha. Quanto ao voto do cidadão, só ele pode falar.

10:29:06 [Internauta] (Nino Karva) - Prefeito, o que você acha de transformar o antigo prédio da Receita Federal, localizado na Praça General Valadão, em um Centro Cultural, com sala de projeção, biblioteca, café etc?

10:31:13 [MarceloDeda] Oi Nino, nós demos entrada no SPU, Serviço de Patrimônio da União em Brasília, no requerimento solicitando aquele prédio para a prefeitura. Além disso, já conversei com os departamentos de marketing do Banco do Brasil e da Petrobras sugerindo a criação, ali, de um centro cultural similar ao que existe, por exemplo, no Rio de Janeiro. A idéia é boa, só falta o prédio e a grana. Quem sabe a gente consegue?

10:31:23 [Internauta] (Webber) - Marcelo, sou de Lagarto e acompanho as eleições do Estado, e mesmo sendo daqui eu sei o quanto Aracaju mudou esses últimos 4 anos. Parabéns!

10:31:47 [MarceloDeda] Muito obrigado, Webber.

10:31:58 [Internauta] (Bárbara Campos) - Sr. Prefeito, bom dia. O sr. acredita que as acusações dos adversários possam vir a prejudicar a sua campanha, pois os mesmos estão jogando pesado nestas e o Sr. pretende tomar alguma providência ou vai preferir aguardar as eleições para poder mostrar a população quem realmente esta sendo sincero em suas propostas?

10:35:14 [MarceloDeda] Bárbara, eu creio, e as pesquisas nesse campo me dão razão, que o denuncismo irresponsável e a agressão gratuita só fazem tirar votos, aumentar a rejeição e reduzir a credibilidade. Eu sei o valor do tempo na televisão , já concorri em eleições dispondo de pouco mais de dois minutos. Não é agora que tenho oito que vou desperdiçá-lo trocando agressões.

10:36:06 [MarceloDeda] Como respondi antes, tenho buscado a Justiça Eleitoral em todos os momentos que considero que as agressões ultrapassaram o bom-senso e caíram no baixo nível.

10:36:16 [MarceloDeda] Eu prefiro apresentar as propostas e manter o alto-astral com que as pessoas têm me recebido nas ruas. Parafraseando Lula, “eu tô na fase do Dedinha paz e amor”.

10:36:26 [Internauta] (Marcelo) - Como você analisa a Câmara Municipal, no ponto de vista político, onde vereadores defendem não mais interesses da população e sim de seus partidos?

10:39:45 [MarceloDeda] Meu xará, eu tive minha origem política no parlamento, portanto, tenho grande respeito pelo Legislativo. Sei que há parlamentares excelentes do mesmo modo que alguns exercem seu mandato de maneira sofrível.

10:39:55 [MarceloDeda] Cabe à população julgar com consciência os candidatos escolhendo aqueles que, respeitando a ideologia partidária (o que é bom para a democracia) coloquem o seu mandato a serviço da maioria do povo. Quando o povo vota bem, os parlamentos funcionam bem.

10:40:21 WaneskaCipriano entra na sala

10:40:26 [WaneskaCipriano] Última rodada de perguntas do Chat Eleições 2004 InfoNet. Os internautas ainda podem enviar perguntas ao candidato Marcelo Déda.

10:40:46 [MarcosCardoso] Alguns o acusam de beneficiar a zona sul da cidade, mas a verdade é que pouco tem sido feito naquela região que vai da Atalaia ao Mosqueiro, passando pela Aruana, Robalo, Terra Dura, e outras localidades. Por que a presença da Prefeitura é menor ali? Quais os seus planos para a zona sul da cidade?

10:46:12 MarceloDeda entra na sala

10:46:17 [MarceloDeda] Essa região tem acumulado ao longo dos anos problemas cada vez mais graves, cuja solução exige investimentos vultosos que a Prefeitura sozinha não dispõe, além disso, você não tem idéia da dificuldade de conseguir recursos federais para obras em localidades que não obstante, a necessidade flagrante de infra-estrutura abriga uma população de renda um pouquinho mais elevada. É que os projetos federais, em sua maioria, têm por destino populações de baixo IDH.

10:46:25 [MarceloDeda] Por isso, foi mais fácil conseguir recursos para a Coroa do Meio, onde a situação era mais grave, mas posso já lhe dar uma boa notícia: não conseguindo recursos para a infra-estrutura como um todo, este ano já liberamos R$ 2milhões para drenagem do bairro Atalaia, com a promessa do minsitro Olívio Dutra

10:46:33 [MarceloDeda] de liberar, se o orçamento assim o permitir, mais R$ 2 milhões com o mesmo objetivo. Em síntese, vamos iniciar a drenagem com recursos federais, o que permitirá que a Prefeitura assuma sozinha a parte da pavimentação.

10:46:41 ClaudioNunes entra na sala

10:46:55 [ClaudioNunes] No atual mandato o que Marcelo Déda prometeu na última campanha eleitoral e não teve condições de realizar? Tem algo que o senhor pode avaliar que faltou mais empenho para que se tornasse realidade em benefício da comunidade?

10:47:05 MarcosCardoso entra na sala

10:47:26 RosangelaDoria entra na sala

10:49:53 [MarceloDeda] Cláudio, sempre faltará algo, seja qual for a gestão. É claro que eu gostaria de já ter iniciado ou mesmo concluído algumas intervenções estratégicas no Santa Maria, por exemplo. Mas nem sempre as condições permitem que nós realizemos nossos planos com a velocidade e com o alcance que desejamos.

10:50:00 [MarceloDeda] Posso lhe dizer com pureza d’alma, muitas vezes faltou dinheiro, condições operacionais, mas sinceramente, nunca faltou vontade política nem empenho pessoal do prefeito em buscar as alternativas onde quer que elas se encontrassem.

10:50:06 [RosangelaDoria] A população separa o candidato do prefeito? E o senhor consegue fazer essa separação?

10:53:28 [MarceloDeda] Tento fazê-lo em todos os momentos dessa campanha. O candidato está nas ruas e na TV defendendo idéias, prestando contas e pedindo votos, mas o prefeito está atento à administração, preservando a máquina pública do contágio eleitoral e preocupado em manter a administração em funcionamento. Nós estamos nos últimos vinte dias de campanha e graças a Deus você não viu uma única denúncia consistente de uso da máquina.

10:53:51 [Internauta] (João) - Gostaria de parabenizá-lo pelo recapeamento em frente ao Shopping Riomar, e gostaria de saber se ele se estenderá por toda a avenida de acesso da Coroa do Meio, visto a importância da avenida como único acesso a Coroa do Meio? Atualmente somente um asfalto de péssima qualidade e com muitos remendos fazem a população do bairro insatisfeitos.

10:56:57 [MarceloDeda] João, a nossa intenção é no próximo mandato fazer uma intervenção completa na Delmiro Gouveia, inclusive realizando alterações no seu traçado e construindo um mini-terminal de ônibus em frente ao Rio-mar.

10:57:31 [MarceloDeda] Esta idéia está no Projeto Trânsito 21 que encaminhamos ao BNDES em busca de financiamento. O serviço que estamos fazendo agora é de manutenção para melhorar aquele trecho que estava realmente muito ruim.

10:57:41 [Internauta] (Raimundo) - Prefeito Déda, será que o seu compadre LULA, não virá a Aracaju aderir e se engajar na sua campanha, pois o mesmo em 2002 veio a Aracaju para trazer sua forca política em apoio a Zé Eduardo. Ele não virá a Aracaju, ou ele irá tirar votos seus, pois é grande a insatisfação com o governo Lula.

11:01:28 [MarceloDeda] Meu caro Raimundo, o Presidente Lula decidiu não participar da campanha de nenhum candidato, evitando que os adversários o acusassem de usar a Presidência para fins partidários. É claro que se ele estivesse em campanha, eu teria a maior honra como brasileiro e como petista de tê-lo em minha campanha. Eu não escondo o meu partido nem os meus líderes. Creio que nos últimos meses as noticias de recuperação da economia tem fortalecido a imagem do Presidente e mostrado a seriedade de sua gestão.

11:01:42 [WaneskaCipriano] Mais alguma consideração a fazer candidato?

11:06:26 [MarceloDeda] Eu gostaria de parabenizar a Infonet pela iniciativa de abrir este importante espaço para a discussão das propostas dos candidatos. Quero também agradecer a participação dos jornalistas Marcos Cardoso, Cláudio Nunes e Rosângela Dória, grandes nomes da imprensa sergipana. Mando um abraço para todos os internautas que acompanharam o CHAT e agradeço pela participação

11:07:00 [MarceloDeda] . Prá vocês da rede, vai aqui uma dica: se a sua pergunta ou sugestão não foi respondida, mande para o nosso site: http://www.deda13.can.br que nós teremos o maior prazer de respondê-lo. Muito obrigado, um bom dia e (antes que eu me esqueça), VOTE 13!

11:07:05 [WaneskaCipriano] A InfoNet agradece a participação do candidato Marcelo Déda; dos jornalistas convidados - Cláudio Nunes, Marcos Cardoso e Rosângela Dória -; e dos internautas.

11:07:21 [WaneskaCipriano] Nosso próximo bate-papo será com o candidato Renato Sampaio. Segunda-feira, dia 20, às 10 horas. Acompanhe e participe!

11:07:33 RosangelaDoria sai da sala

11:07:44 MarcosCardoso sai da sala

11:07:48 Internauta sai da sala

11:07:59 MarceloDeda sai da sala

11:08:02 ClaudioNunes sai da sala

11:08:15 WaneskaCipriano sai da sala

 

 

 
Acesso Velox Internet rápida Acesso Velox Internet rápida
Hospede Seu site na InfoNet Hospede Seu site na InfoNet
Registre agora seu próprio domínio Registre agora seu próprio domínio
Anuncie no Portal InfoNet Anuncie no Portal InfoNet