InfoNet >> Eleições 2004
AGENDA
CHAT
CALENDÁRIO
CURIOSIDADES
DIVULGA 2004
PREFEITOS ELEITOS
ENTREVISTAS
LINKS
NOTÍCIAS
ONDE VOTAR
O POVO FALA
PARTIDOS
FALE CONOSCO
 
TRIBUNAIS
TRE - Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe
Tribunal de Justiça de Sergipe

ANTERIORES
1998
2000
2002

 


Nulo ou branco?


03/10/2004, 07:36


Para os eleitores indecisos, sempre existe a opção de votar nulo ou branco. Apesar de parecerem idênticas, as formas de votar podem causar resultados diferentes durante a apuração dos resultados. Entenda, abaixo, como escolher uma das duas opções.

 

Voto branco

 

O voto branco é mais indicado para aqueles que não têm um candidato ou partido em particular. Escolhendo essa opção, o eleitor concorda em direcionar seu voto para o candidato que estiver liderando a votação.

 

Se o candidato A, depois de apurados os votos direcionados exclusivamente para ele, obtiver uma quantidade maior de votos do que o candidato B, os brancos serão acrescentados ao número total. Isso significa que se A tiver 45%; B, 35% e o número de votos brancos for de 20%, os 20% serão acrescentados aos 45% do candidato A, perfazendo o total de 65% e eliminando um segundo turno.

 

Para votar em branco, pressione o botão com a opção "branco" e pressione "confirmar" logo depois.

 

Voto nulo

 

O voto nulo é mais indicado para aqueles que não desejam ter seus votos direcionados para nenhum candidato. Funciona como uma espécie de protesto e demonstra a insatisfação do eleitor com as opções de candidatos apresentadas durante a campanha. Os votos nulos são descartados e não são acrescentados a nenhum candidato.

 

Se o candidato A tiver 45%; B, 35% e o número de votos nulos for de 20%, os 20% serão descartados. Nesse caso, haverá um segundo turno uma vez que nenhum dos candidatos atingiu a margem de 50%.

 

Para votar nulo, digite um número inxistente (uma sequência de "9", por exemplo), e pressione "confirmar" após aparecer a mensagem "Número Errado" na tela. A opção irá invalidar seu voto.

 

O mais importante, é escolher bem em quem votar baseado nas obras de cada um dos candidatos. Antes de confirmar, analise bem a carreira política de cada um dos concorrentes e seus projetos. Não se deixe seduzir por propostas mirabolantes ou por nomes engraçados. O que conta mais, é como o seu dinheiro será aplicado depois de eleitos os seus representantes.

 

Por Wilame Lima

 

 

 
Acesso Velox Internet rápida Acesso Velox Internet rápida
Hospede Seu site na InfoNet Hospede Seu site na InfoNet
Registre agora seu próprio domínio Registre agora seu próprio domínio
Anuncie no Portal InfoNet Anuncie no Portal InfoNet