InfoNet >> Eleições 2004
AGENDA
CHAT
CALENDÁRIO
CURIOSIDADES
DIVULGA 2004
PREFEITOS ELEITOS
ENTREVISTAS
LINKS
NOTÍCIAS
ONDE VOTAR
O POVO FALA
PARTIDOS
FALE CONOSCO
 
TRIBUNAIS
TRE - Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe
Tribunal de Justiça de Sergipe

ANTERIORES
1998
2000
2002

 


Trabalho infantil na mira da Justiça


02/10/2004, 15:12


A 16ª Vara Cível do Juizado da Infância e da Juventude realiza amanhã, 3 de outubro, uma operação especial para fiscalizar a exploração da mão-de-obra infanto-juvenil durante todo o dia da eleição. A promotora de Justiça da 16ª Vara Cível da Infância e da Juventude, Maria Lilian Mendes Carvalho, instaurou um Procedimento Administrativo exigindo que fosse intensificada a fiscalização junto aos Conselhos Tutelares de Aracaju, Procuradoria do Trabalho e Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil.

 

A decisão foi tomada em base denúncias feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial de Sergipe - Sintese - encaminhadas à 16ª Vara Cível da Infância e da Juventude. Segundo a denúncia, muitas crianças e adolescentes estão trabalhando em campanhas políticas em semáforos e cruzamento de ruas e avenidas de Aracaju distribuindo panfletos e segurando faixas de candidatos a cargos públicos.

 

A direção do Departamento para Assuntos Educacionais do Sintese reconhece que a prática constitui um desrespeito à Lei nº 8069, de julho de 1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA -, por caracterizar-se como exploração do trabalho infanto-juvenil e infringir as normas da legislação eleitoral. Conforme a promotora, os agentes de proteção do Juizado já iniciaram o trabalho de fiscalização. De acordo com o conselheiro do 5º Distrito, Silvânio Pereira dos Santos, a fiscalização só será feita com base em denúncias.

 

 

 
Acesso Velox Internet rápida Acesso Velox Internet rápida
Hospede Seu site na InfoNet Hospede Seu site na InfoNet
Registre agora seu próprio domínio Registre agora seu próprio domínio
Anuncie no Portal InfoNet Anuncie no Portal InfoNet