InfoNet >> Eleições 2004
AGENDA
CHAT
CALENDÁRIO
CURIOSIDADES
DIVULGA 2004
PREFEITOS ELEITOS
ENTREVISTAS
LINKS
NOTÍCIAS
ONDE VOTAR
O POVO FALA
PARTIDOS
FALE CONOSCO
 
TRIBUNAIS
TRE - Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe
Tribunal de Justiça de Sergipe

ANTERIORES
1998
2000
2002

 


PSDB terá metade dos candidatos do PT nas capitais


28/06/2004, 13:12


O PT lidera o número de candidatos a prefeito nas capitais a dois dias de encerrar-se o prazo para as convenções. O PT disputará em 24 das 26 capitais de Estado. Esse número supera as 19 candidaturas lançadas nos dois últimos pleitos. Já o PSDB tem reduzido, ao longo das últimas campanhas, o número de candidatos nas capitais. Depois de ter atingido o pico no segundo ano do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), com 18 candidatos, caiu para 16 em 2000 e nesta eleição deve disputar em 12 capitais: a metade do PT .

O maior número de candidaturas não é garantia de maior sucesso nas eleições. Embora tenha lançado menos candidatos nos últimos anos, o PSDB elegeu o mesmo número de prefeitos nas capitais. Já o PT, teve sucesso em apenas duas capitais em 1996 - Belém e Porto Alegre - e em seis em 2000, embora tenha lançado o mesmo número de candidatos. O PT manteve as prefeituras eleitas em 1996 e chegou aos comandos de São Paulo, Recife, Belém e Aracaju.

Além de disputar em menos capitais, o PSDB estará de fora da cabeça de chapa em seis dos dez maiores colégios eleitorais do país. Em Belo Horizonte, a maior capital em que chegou ao poder em 1988, o PSDB do governador Aécio Neves apoiará o PSB, do deputado estadual João Leite contra o prefeito Fernando Pimentel (PT) que disputa a reeleição. A volta à Prefeitura de Salvador, que conquistou em 1992, não será possível ao PSDB. Lá, os tucanos apoiarão o PDT de João Henrique Carneiro contra o petista Nelson Pellegrino.

No Rio, o PSDB ficará com a vaga de vice de César Maia (PFL). O PT sai com Jorge Bittar. Em Porto Alegre, os tucanos apoiarão ou o PPS de José Fogaça ou o PFL de Onyx Lorenzoni contra os 16 anos da administração petista. O ex-prefeito Raul Pont (PT) tenta retornar ao posto. No Recife, o PSDB está na chapa de Carlos Eduardo Cadoca (PMDB) contra a reeleição do prefeito João Paulo Lima e Silva (PT), e em Belém, na de Duciomar Costa (PTB), contra Ana Júlia Carepa que tenta estender os oito anos de mandato petista na capital do Pará.

A confirmação da candidatura de José Serra em São Paulo motivou apenas a do senador Teotônio Vilela Filho para disputar o comando de Maceió contra Paulão do PT. Mas barrou as alianças que estavam sendo alinhavadas com o PT em Belo Horizonte e Goiânia. Sem candidato próprio na capital goiana, o PSDB vai ficar com a vice de Sandes Júnior (PP) contra a reeleição do prefeito Pedro Wilson (PT).

Apesar de governar o Estado do Ceará, o PSDB nunca chegou à Prefeitura de Fortaleza. Tenta com Antonio Cambraia, que já comandou a prefeitura pelo PMDB, o fato inédito. A petista Luiziane Lins, contra os interesses da direção nacional do PT, disputa também a capital cearense. Já em Curitiba, Beto Richa (PSDB) enfrenta Ângelo Vanhoni (PT). Manaus é uma das duas capitais que o PT não terá candidato e apóia Vanessa Grazziotin (PCdoB). Já o PSDB, tenta emplacar o deputado Artur Virgílio Bisneto.

Em São Luís, a aposta dos tucanos é o deputado João Castelo, já os petistas tentam chegar com a deputada estadual Helena Heluy. Em Natal, PT tenta com Fátima Bezerra e, o PSDB, com Luiz Almir. O PT busca a reeleição em Macapá com João Henrique Pimentel; o PSDB apoiará o PDT. Em Aracaju, o prefeito Marcelo Déda é grande aposta dos petistas. Sem poder se recandidatar, os três prefeitos tucanos tentam fazer os sucessores tucanos em Teresina, com Sílvio Mendes; em Vitória, com César Colnago e em João Pessoa, com Rui Carneiro. Para barrá-los o PT escalou Flora Isabel, João Coser e Avenzoar Arruda, respectivamente.

O PT ainda disputa com o PSDB em Cuiabá e Florianópolis. Na capital do Mato Grosso, os tucanos apostam em Wilson Santos e os petistas em Alexandre César. Na capital catarinense, o PSDB enfrenta com Dário Berger contra Afrânio Boppré. O PT tem candidato próprio ainda em Campo Grande (Vander Loubet), Porto Velho (Roberto Sobrinho), Rio Branco (Raimundo Angelim) e Palmas (Raul Filho). Nessas cidades, o PSDB não disputa com a cabeça de chapa.











 

 

 
Acesso Velox Internet rápida Acesso Velox Internet rápida
Hospede Seu site na InfoNet Hospede Seu site na InfoNet
Registre agora seu próprio domínio Registre agora seu próprio domínio
Anuncie no Portal InfoNet Anuncie no Portal InfoNet