InfoNet >> Eleições 2004
AGENDA
CHAT
CALENDÁRIO
CURIOSIDADES
DIVULGA 2004
PREFEITOS ELEITOS
ENTREVISTAS
LINKS
NOTÍCIAS
ONDE VOTAR
O POVO FALA
PARTIDOS
FALE CONOSCO
 
TRIBUNAIS
TRE - Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe
Tribunal de Justiça de Sergipe

ANTERIORES
1998
2000
2002

 


Vereadores tentam evitar redução de vagas


28/05/2004, 17:44


BRASÍLIA - Presidentes de câmaras municipais de capitais brasileiras pressionam os integrantes da comissão especial de deputados federais responsável por analisar a emenda que reduz o número de vereadores no país. A intenção dos chefes dos legislativos das cidades era mudar o texto aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada.
A principal reclamação dos vereadores é que, além de diminuir em 5 mil o número de parlamentares municipais, a emenda enxugou 10% dos repasses de recursos das prefeituras para as câmaras. Como a matéria já havia sido aprovada em primeiro turno, os deputados tiveram de manter o texto como está.
A emenda deverá ser votada em segundo turno hoje, transferindo a polêmica para o Senado.
- As câmaras municipais estão perdendo arrecadação cada vez mais. O Congresso quer pegar as nossas chaves e entregar nas mãos dos prefeitos - protestou o presidente da Câmara Municipal de Belém, Vítor Cunha (PTB-PA).
Os vereadores estão indignados. Alegam que a redução das vagas acontecerá no início da próxima legislatura, no ano que vem, enquanto a diminuição dos repasses é automática. Pela Constituição, as prefeituras são obrigadas a repassar de 5% a 8% de sua arrecadação para as câmaras municipais. A emenda diminui esses percentuais para a faixa situada entre 4,5% e 7,5%.
- Não tenho condições de administrar. Ou dou férias coletivas ou venho com meus vereadores fazer piquetes nos gramados - protestou o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Carlos Mesquita (PMDB-CE).
Alguns deputados admitiram que a mudança foi atropelada pela pressão do PSDB e do PFL. A emenda inicial propunha apenas a redução do número de vereadores, sem modificar o repasse dos recursos.
- Sou oposição ao governo, todos sabem. Mas não há como negar que esta alteração ocorreu em virtude do clamor das ruas pela redução dos gastos - retrucou o deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS).
O autor da emenda constitucional dos vereadores, Ivan Ranzolini (PP-SC), mostrou-se favorável à redução dos repasses orçamentários, mas defendeu uma discussão mais ampla. Os vereadores chegaram a propor o apoio à emenda que tramita no Senado em detrimento à proposta aprovada em primeiro turno na Câmara. Depois, sugeriram a supressão da parte que trata de recursos. Acabaram conseguindo só a transferência do abacaxi para o colo dos senadores.

 

 

 
Acesso Velox Internet rápida Acesso Velox Internet rápida
Hospede Seu site na InfoNet Hospede Seu site na InfoNet
Registre agora seu próprio domínio Registre agora seu próprio domínio
Anuncie no Portal InfoNet Anuncie no Portal InfoNet