InfoNet >> Eleições 2004
AGENDA
CHAT
CALENDÁRIO
CURIOSIDADES
DIVULGA 2004
PREFEITOS ELEITOS
ENTREVISTAS
LINKS
NOTÍCIAS
ONDE VOTAR
O POVO FALA
PARTIDOS
FALE CONOSCO
 
TRIBUNAIS
TRE - Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe
Tribunal de Justiça de Sergipe

ANTERIORES
1998
2000
2002

 


 

20 de setembro - Renato Sampaio (10 horas)

09:27:59 Internauta entra na sala

09:29:30 WaneskaCipriano entra na sala

09:29:44 [WaneskaCipriano] Bom dia.

09:29:54 [WaneskaCipriano] Logo mais, às 10 horas, terá início a quinta edição do Chat Eleições 2004 InfoNet.

09:33:01 [WaneskaCipriano] Quem participa hoje é o candidato Renato Sampaio, da coligação “Aracaju Uma Nova Esperança“.

09:39:12 [WaneskaCipriano] Os jornalistas convidados a participar do chat de hoje são: Josenildo Luiz Guerra, Luciano Augusto e Nubem Bomfim.

09:42:43 [WaneskaCipriano] A primeira rodada de perguntas será com os jornalistas. Em seguida, será a vez dos internautas, que já podem enviar seus questionamentos ao candidato.

09:45:24 RenatoSampaio entra na sala

09:45:33 NubemBomfim entra na sala

09:55:42 JosenildoL.Guerra entra na sala

09:56:28 [JosenildoL.Guerra] A reforma física na área dos mercados e mesmo no calçadão da João Pessoa foi chamada de “revitalização”. Mas, nenhuma intervenção continuada na esfera cultural – como a programação regular de atividades, teatro, salas de exibição, cafés, eventos musicais, segurança noturna, etc. – foi realizada para construir um ambiente renovado numa área de grande valor arquitetônico e histórico da capital. O senhor tem algum projeto para a efetiva revitalização daqueles espaços? Qual?

09:59:07 [RenatoSampaio] Nenhuma reforma verdadeira nem revitalização se faz somente com cimento e cal. Pretendemos valorizar as manifestações culturais e os artistas da terra, utilizando esse espaço da área central do Mercado para a realização de oficinas de artes cênicas, de vídeo, pintura, concursos culturais etc.

09:59:56 [NubemBomfim] Sr. Candidato. A moralidade administrativa é um dos princípios constitucionais elencados no art. 37 da Carta Magna. O que o Sr. pretende fazer, caso seja eleito, com o setor de transporte municipal de Aracaju. Haverá licitação pública para escolher as empresas que irão explorar esse serviço público?

10:00:54 LucianoAugusto entra na sala

10:04:50 [RenatoSampaio] O que ocorre hoje com os transportes coletivos é uma imoralidade. Vários administradores comprometeram-se a realizar a licitação para os transportes coletivos e não o fizeram para não contrariar os interesses dos donos de empresas de ônibus. A atual administração justificou a falta de providências nesse sentido com a alegação de que estava aguardando que algumas empresas quitassem seus débitos com o INSS

10:06:06 [RenatoSampaio] Com isso, toda uma população foi sacrificada durante quatro anos para atender-se a interesses de uma corporação empresarial. Isso é muito grave. Tenho um passado de enfrentamento com os poderosos em defesa do interesse público, tendo inclusive pago um preço caríssimo por isso. Esse meu testemunho nos credencia a enfrentar essa corporação poderosa dos donos de empresas de ônibus para defender os interesses de milhares de usuários de transportes coletivos.

10:06:19 [LucianoAugusto] Sr. Candidato, para o senhor qual a principal função do vice-prefeito? Como ele será tratado na sua administração?

10:07:44 [RenatoSampaio] O vice-prefeito não deve ser uma mera peça decorativa. Deverá ter funções específicas e colaborar ativamente com a administração.

10:08:02 [Internauta] (Patrícia) - Quais as principais metas no tocante à educação assim que for eleito prefeito de Aracaju?

10:12:09 [RenatoSampaio] Universalizar o máximo a educação no município alcançando prioritariamente a população mais pobre. Pretendo resgatar a cidadania de mais de duas mil crianças que ficaram sem escolas nos últimos quatro anos. Pretendo estender a educação para os portadores de necessidades especiais, criando salas de aula mistas a fim de que eles não estudem em ambientes discriminatórios.

10:12:17 [RenatoSampaio] Pretendo construir muitas creches e pré-escolas a fim de que as crianças tenham seus direitos à educação assegurados e as mães pobres possam trabalhar tendo com quem deixar seus filhos pequenos. Pretendo criar alguns programas especiais dentre os quais destaco os seguintes:

10:16:49 [RenatoSampaio] Programa escola melhor: que visa combater a evasão escolar e a repetência. Programa Primeira Escola: visa assegurar creches e pré-escolas às crianças de 0 a 6 anos. Programa Educação para a Paz: visa difundir na rede municipal uma cultura de não-violência a fim de que essa cultura possa ser difundida nos bairros em que essas escolas se localizam.

10:16:58 [RenatoSampaio] Pretendo valorizar o magistério criando cursos de capacitação profissional, melhorando os salários e adotando outras medidas de valorização do professor. Pretendo informatizar as escolas e bibliotecas para que sirvam de suporte pedagógico para alunos e professores e adotar outras medidas de qualidade do ensino. Criar pré-vestibular de Aracaju para que os alunos da rede pública municipal tenham melhores condições de acesso à universidade.

10:17:04 [RenatoSampaio] Há muito mais coisas, porém, essas são as linhas gerais.

10:17:22 [Internauta] (Michaell) - Sr. Renato Sampaio, você não acha que atacando a atual administração você perde ponto com os eleitores com maior nível de cultura? Já sabemos o que a atual administração não fez, mas o que você pensa em fazer por nós aracajuanos? Qual a relação candidato x partido? O que faz diferente você do seu partido?

10:26:20 [RenatoSampaio] Não há nas nossas manifestações ataques pessoais. Entendemos que é um dever de todo candidato que tem um compromisso com a cidadania oferecer sua contribuição para que o verdadeiro perfil dos candidatos seja conhecido. Michaell, nas propostas de alguns candidatos e nos seus discursos, existem muitas coisas obscuras e inverdades que precisam ser esclarecidas para que os eleitores não sejam enganados.

10:26:27 [RenatoSampaio] O homem público tem o dever de fidelidade a alguns valores humanos como coerência, a ética, a moralidade pública, a luta contra a corrupção entre outros. Uma sociedade não se constrói somente com cimento e cal. Esses valores permanentes da sociedade são importantes. Existem candidatos que na eleição passada diziam que obras não têm muita relevância, o que importava são os seus valores da coerência, da ética, da moralidade pública etc.

10:26:35 [RenatoSampaio] Nessa eleição, esses candidatos inverteram valores. Agora, só interessam obras. Meu papel como candidato não é somente ganhar, é contribuir para o aperfeiçoamento da prática política. A crítica, da forma que a exercito, com elevação e respeito, voltada para posturas públicas, tem como objetivo servir à sociedade.

10:28:52 [RenatoSampaio] Na história da humanidade, nós temos o exemplo de doçura e amor pelos semelhantes da pessoa de Jesus de Nazaré, que apesar disso, não deixou de ser duro com os falsos pregadores e chamou de sepulcros caiados que se apresentam diante do povo de uma forma, mas que na sua essência é outra completamente diferente. São lobos com pele de cordeiro.

10:29:08 [Internauta] (Adelson Dantas) - Sr. Candidato, como o Sr. pretende resolver os problemas do parquímetro?

10:32:00 [RenatoSampaio] Pretendo rescindir imediatamente o contrato dos parquímetros. Ao contrário do que se alega, esse contrato pode ser rescindido sem qualquer prejuízo para a Prefeitura, porque ele viola a legislação vigente. Numa relação contratual, sempre que uma das partes viola cláusulas, a outra pode rescindir o contrato sem qualquer penalidade. Essa é a realidade jurídica dos parquímetros. A outra é questão de decisão política.

10:32:15 [WaneskaCipriano] A segunda rodada de perguntas começa agora.

10:32:33 [JosenildoL.Guerra] Em suas falas, o senhor deixa transparecer que a vontade política é o fator determinante para se exercer e moralizar o poder. Mas, a existência de contratos que precisam ser cumpridos, os acordos com outras forças políticas para viabilizar a administração, a existência de diversos interesses conflitantes, as limitações orçamentárias, tudo isso não faz do ato de administrar algo mais complexo do que o desejo de se fazer as coisas? Como tornar realidade a vontade política manifesta?

10:40:22 [RenatoSampaio] O administrador público enfrenta um grande desafio quando está diante da oportunidade de tomar decisões. Agradar às corporações e grupos de pressão ou defender o interesse público. Romper com os grupos de pressão significa ter que enfrentar dificuldades, perda de apoio financeiro para as campanhas eleitorais e outros privilégios.

10:40:31 [RenatoSampaio] Geralmente, os políticos colocam o seu projeto pessoal acima do interesse público e, por isso, o povo fica sempre em último lugar. Quando fui Corregedor Geral do Ministério Público, precisei apurar denúncias de corrupção de um governador poderoso. Se não apurasse, seria promovido. Se apurasse, seria punido. Optei por cumprir os meus deveres.

10:40:38 [RenatoSampaio] Fui punido, inclusive perdi o cargo. Se for eleito prefeito, a cidade de Aracaju não ficará mais refém das grandes construtoras, dos donos de empresas de ônibus e de parquímetros. Quem não coloca os interesses do povo em primeiro lugar, comete o pecado da omissão, mesmo que tenha feito muitas obras.

10:42:52 [RenatoSampaio] Tudo o que falo tem como pressuposto a legalidade. Quer dizer, respeito a contratos e atos jurídicos perfeitos. O que ocorre é que muitas vezes esses lados servem apenas de desculpas para encobrir omissões. Quanto a acordos políticos para viabilizar a administração, entendo que eles devem ter como limite a moralidade pública, a ética e sobretudo o interesse do povo.

10:43:03 [RenatoSampaio] Os fins não deveriam justificar os meios. Estes também devem ser legítimos. Repito: quem não estiver preparado para sacrificar-se em defesa do povo não está apto para assumir cargos públicos.

10:45:46 [NubemBomfim] Candidato. Em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul existe um Programa de Habitação popular, onde o cidadão compra o lote e a Prefeitura financia a construção do imóvel. A mensalidade para que faz parte desse programa é de até R$ 25,00 (vinte e cinco reais). Tem um detalhe: não se trata de arrendamento residencial: é a compra definitiva do bem imóvel. O que está errado no PAR do Governo Municipal e o que o Sr. vai implementar na área de habitação.

10:48:28 [RenatoSampaio] Os programas habitacionais do Governo Federal, inclusive o PAR, devem ser vistos com cautela. Sou testemunho de muitos pais de família cujo sonho da casa própria foi transformado em pesadelo. Isso porque a Caixa Econômica Federal geralmente atualiza o valor das prestações em uma proporção maior do que a evolução do salário do mutuário.

10:48:38 [RenatoSampaio] O programa habitacional do município é limitado. Entendo que a Prefeitura tem que oferecer sua própria parcela de contribuição para resolver o problema da moradia das pessoas pobres. Para isso, pretendo criar o Fundo Municipal de Habitação Popular para proporcionar a oportunidade de as pessoas pobres terem a sua casa própria sem o risco do pesadelo que atormenta milhares de mutuários do sistema financeiro de habitação do Governo.

10:48:46 [RenatoSampaio] Com esse programa, teremos uma situação igual ou melhor à que existe no Rio Grande do Sul.

10:48:57 [LucianoAugusto] Acima o senhor afirmou que pretende criar pré-vestibular de Aracaju para que os alunos da rede pública municipal tenham melhores condições de acesso à universidade. Um detalhe: o ensino médio, hoje, é competência do governo Estadual, sendo assim a prefeitura de Aracaju não deveria trabalhar, exclusivamente, para promover melhorias no ensino de base? O senhor não acha que o grande problema da maioria dos alunos que prestam vestibular não está na inexistência dessa base? Quais, especificamente, s

10:49:22 [LucianoAugusto] seriam as ações que seriam implantadas para resgatar para o ensino fundamental os princípios norteadores de uma boa educação? O que falta na verdade?

11:00:10 [RenatoSampaio] O município é competente para o ensino fundamental e a educação infantil, com prioridade. Entretanto, lhe é facultado, também, atuar nas outras áreas. Em razão disso, ele não pode permanecer insensível a um drama dos alunos que após a conclusão do ensino médio ficam estagnados, sem acesso às universidades. É verdade que o pré-vestibular representa uma contribuição temporária, mas que todos os esforços deverão ser concentrados na melhoria da qualidade do ensino.

11:00:20 [RenatoSampaio] Como essa meta, por diversos fatores, não pode ser alcançada a curto prazo, não se deve desprezar as iniciativas como a criação de pré-vestibular. As medidas que pretendemos adotar para melhorar a qualidade do ensino já foram declinadas na resposta que ofereci sobre as linhas gerais para a educação. Lembrando que a solução desse problema é complexa porque não envolve somente os alunos, envolve, sobretudo, a situação dos professores, que precisam ser mais bem remunerados, reciclados.

11:00:28 [RenatoSampaio] Envolve, também, o aparelhamento das escolas, dotando-as de meios informatizados e de tecnologias de ponta. O pré-vestibular é um paliativo durante o processo de cura do mal que aflige as nossas escolas.

11:00:38 [Internauta] (Marcello) - Dr. Renato, diferente de 2002, hoje o Sr. é candidato com apoio de parte da base de sustentação do Governador João Alves. Quem mudou? O Sr. que tanto critica a atual administração, acha possível resolver todos os problemas de Aracaju em 4 anos?

11:10:31 [RenatoSampaio] Gravitei durante dois anos em torno do grupo político do PT. Apoiei Marcelo Déda para prefeito e Zé Eduardo Dutra para governador. Depois que apoiei Marcelo Déda, telefonei manifestando o meu desejo de conversar com ele. Ele me respondeu que estava muito ocupado, que eu deixasse meu nome com o secretário Pedro Lopes. Não quis me receber. Mesmo assim, apoiei Eduardo Dutra para governador. Apesar do meu apoio, eles nunca quiseram me receber. Isso é um fato que criou dificuldades para a minha convivência com eles

11:10:40 [RenatoSampaio] Mas o que verdadeiramente fez-me mudar meu eixo de aliança política foi a grande decepção com o projeto político do presidente Lula que, ao assumir o poder, negou todos os valores que defendeu durante mais de vinte anos. Taxou os inativos, frustrou instalações de CPIs, impediu o combate à corrupção, impediu o aumento de salário mínimo e praticou tudo aquilo que combatia. Para mim, o PT e suas estrelas, pela falsidade que demonstraram, representam o que tem de pior na atividade política

11:10:53 [RenatoSampaio] porque negou uma pregação de mais de 23 anos, causando danos irreparáveis à democracia e à atividade política.

11:11:07 [WaneskaCipriano] Mais alguma consideração a fazer candidato?

11:15:43 [RenatoSampaio] Agradecer a oportunidade e lembrar um ensinamento bíblico importante: “a árvore se conhece pelos frutos. Uma árvore boa não pode dar um fruto mau e uma árvore má não pode dar um fruto bom”. Somente se deve dar credibilidade à palavra e às propostas dos candidatos cujo exemplo de vida estão em harmonia com elas.

11:15:52 [RenatoSampaio] Se os frutos produzidos pelo candidato durante sua vida estiverem em harmonia com seu discurso, merece credibilidade. Caso contrário, é falsa profecia.

11:15:59 [RenatoSampaio] Muito obrigado a todos os internautas e jornalistas.

11:16:05 [RenatoSampaio] Perguntas ou sugestões podem ser enviadas para o e-mail renatosampaio@infonet.com.br.

11:16:08 RenatoSampaio sai da sala

11:16:16 [WaneskaCipriano] A InfoNet agradece a participação do candidato Renato Sampaio; dos jornalistas convidados - Josenildo Luiz Guerra, Luciano Augusto e Nubem Bomfim -; e dos internautas.

11:16:23 [WaneskaCipriano] Nosso próximo bate-papo será com a candidata Susana Azevedo. Segunda-feira, dia 27, às 10 horas. Acompanhe e participe!

11:16:35 Internauta sai da sala

11:16:42 WaneskaCipriano sai da sala

 

 

 
Acesso Velox Internet rápida Acesso Velox Internet rápida
Hospede Seu site na InfoNet Hospede Seu site na InfoNet
Registre agora seu próprio domínio Registre agora seu próprio domínio
Anuncie no Portal InfoNet Anuncie no Portal InfoNet