Untitled Document
 
 
 

Edvaldo Nogueira diz que Forró Caju 2008 foi o melhor de todos os tempos


30/06/2008, 12:33


O prefeito Edvaldo Nogueira / Foto: Pedro Leite
Um completo sucesso! O melhor de todos já realizados. Foi dessa forma que o prefeito Edvaldo Nogueira classificou o Forró Caju 2008, o forró da qualidade de vida. Essa definição foi dada pelo prefeito, pois, segundo ele, desde o ano 2000, quando o festejo junino da capital foi reformulado pelo então prefeito Marcelo Déda, esta foi a edição que atraiu a maior quantidade de público.

 

“Na noite em que o público foi menor estávamos com 100 mil pessoas na praça”, frisou Edvaldo Nogueira. Além de ter atraído um grande número de sergipanos e turistas, o prefeito explicou que a importância da festa para a capital não ficou restrita apenas à questão cultural, já que o forró foi a força geradora de uma economia que se desenvolveu paralelamente, e por causa da festa.

 

“Só para você ter uma idéia foram 170 atrações ao todo e levando-se em consideração que cada banda tem, no mínimo, 10 pessoas, foram gerados, diretamente, 1.700 empregos. Agora se falarmos das outras funções que compuseram a festa, como o pessoal que monta a estrutura, os que estão nos camarotes, na segurança, os ambulantes e muitos outros, o número é muito, mas muito maior”, disse Edvaldo Nogueira.

 

Outro motivo do sucesso da festa na visão do prefeito de Aracaju está na contratação de apresentações que tenham como base o forró. “Tivemos do pé-de-serra ao eletrônico, mas sempre atrações que tivessem essa base. Não colocamos no Forró Caju bandas de axé ou cantores sertanejos como outros locais fizeram. Então, a preservação dessa característica, o respeito à tradição é outra coisa que agrada o público, que entendeu nossa mensagem e compareceu em massa. Temos esse respeito porque o São João é a nossa festa de essência, assim como o carnaval é para a Bahia e o frevo é para Recife”, comentou Nogueira.

 

O prefeito citou ainda como exemplo da importância do evento para a economia local o fato dos hotéis terem registrado uma ocupação de 100% e das operadoras de turismo terem crescido o número de atendimentos. Outro fator que faz com que esta edição do Forró Caju se consolide como a maior de todos os tempos foi a cobertura jornalística dada pelos veículos de comunicação, não somente os locais, mas os nacionais, a exemplo da Revista Contigo, da TV Brasil (que transmitiu a festa ao vivo por cinco dias consecutivos) e da Rede Globo de Televisão.

 

“Nunca na história do Forró Caju aconteceu isso. A TV Brasil, por exemplo, transmitiu nossa festa junto com a de outros locais, a exemplo de Campina Grande e Caruaru, e disparada a nossa foi a que mais se destacou. No dia 26 fomos a atração que encerrou o Jornal Nacional, então, por conta dessas coisas, os festejos juninos de Aracaju são sucesso, não só para nós, mas para todo o Brasil, que agora sabe que nosso festejo é maior que outros já consagrados, como Campina Grande e Caruaru. Por conta disso acredito que no ano que vem esse boom de pessoas será ainda maior”, declarou Edvaldo Nogueira.

 

E justamente pela expectativa de um maior público para a edição 2009 que a prefeitura já começa a estudar o que será modificado ou ampliado para atender essa demanda. Dentre as possibilidades está a de crescer mais ainda a arena, e quem sabe, criar um quarto palco. “Há, inclusive, a idéia de conversar com o governador Marcelo Déda para unificarmos a festa da capital, mas prefiro não comentar nada ainda, embora o Forró Caju 2009 já esteja sim sendo pensado”, concluiu.

 

Por Andréa Moura

(1)