Untitled Document
 
 
 

São João sem milho, pamonha, canjica, amendoim, pé-de-moleque, licor e outras gostosuras não tem graça. Por isso, a equipe do Portal Infonet separou para você algumas receitas de pratos típicos da época. Tome nota, providencie os ingredientes e corra para a cozinha!


CANJICA

Ingredientes:
10 espigas de milho verde
2 1/2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1 pitada de sal
Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:
Corte as espigas rente ao sabugo e reserve os grãos. Junte ao leite e passe, aos poucos, no liquidificador. Coloque o milho triturado dentro de um pano fino e esprema bem, desprezando o bagaço. Numa panela, coloque o caldo do milho e leve ao fogo médio, mexendo sempre. Quando começar a engrossar e desgrudar do fundo da panela, acrescente o açúcar, o sal e a manteiga. Mexa por mais alguns minutos até obter um creme consistente e brilhoso. Coloque numa travessa ou em forma de sua preferência. Polvilhe com canela em pó e sirva fria. Adicione o cravo por cima depois de já polvilhado com canela.

MUGUNZÁ

Ingredientes:
1/2 kg de milho branco
1 coco grande ralado
1 litro de leite de vaca
1 pitada de sal
Açúcar a gosto
Cravos ou canela em pau.

Modo de preparo:
Escolha o milho, lave e deixe de molho em 2 litros de água por 6 horas. Leve ao fogo nessa mesma água com mais 1 litro de água e 1 pitada de sal. Deixe que cozinhe até amaciar os grãos. Retire o leite grosso do coco, junte água quente e retire o leite ralo. Junte-os ao milho cozido e tempere com açúcar a gosto. A seguir, junte cravos da índia ou canela em pau. Deixe cozinhar em fogo brando, por mais alguns minutos. Servir em xícaras, polvilhada com canela em pó.

PAMONHA

Ingredientes:
12 espigas de milho
1 litro de leite
2 xícaras de chá de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de sobremesa rasa de canela em pó
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Corte o milho das espigas com uma faca, até aparecer o sabugo. Bata no liquidificador, junto com o leite. Passe numa peneira e acrescente o açúcar, a manteiga derretida, a canela e a pitada de sal. Despeje o creme em um pirex médio ou num refratário e leve ao forno previamente aquecido, em banho-maria, a uma temperatura média, por aproximadamente uma hora ou até dourar.

BOLO DE MACAXEIRA

Ingredientes:
6 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de manteiga
3 xícaras de chá de açúcar
6 ovos
4 xícaras de chá de macaxeira (aipim) crua e ralada
1 xícara de chá de coco ralado
1/2 xícara de chá de leite de coco
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Peneire juntos a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Bata a manteiga com o açúcar, junte os ovos batendo sempre, acrescente a macaxeira, os ingredientes secos, o coco, o leite de coco e o queijo. Bata mais um pouco até misturar bem. Coloque a massa numa assadeira de 26x40cm untada e leve ao forno quente pré-aquecido (200º) por aproximadamente 1 hora ou até que esteja dourado.

BOLO DE MILHO

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de margarina
4 xícaras (chá) de leite de coco
4 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de fubá de milho para cuscuz
2 xícaras (chá) de açúcar
100 g de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher (chá) de erva-doce

Modo de preparo:
Bata a margarina com o açúcar e os ovos. Vá acrescentando os outros ingredientes aos poucos, para misturar bem. Bata a massa. Leve ao forno em assadeira untada por cerca de 40 minutos.

BOLO DE COCO

Ingredientes:
100g de margarina
2 xícaras de chá de açúcar
4 gemas
4 claras em neve
1 xícara de chá de leite de coco
2 1/2 xícaras de chá de farinha de mandioca peneirada
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata a margarina com açúcar e gemas até obter um creme. Misture o leite de coco com a farinha, as claras, o sal e o fermento. Junte todos os ingredientes delicadamente. Despeje em fôrma untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio pré-aquecido por 30 minutos. Decore com tiras de coco ralado e sirva morno.

BOLO DE AMENDOIM

Ingredientes:
6 colheres de sopa de azeite de oliva
2 xícaras de chá de açúcar
2 ovos
1/2 xícara de chá de amendoim torrado e moído
1 colher de chá de semente de erva-doce
2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
2 xícaras de chá de fubá peneirada
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento em pó peneirado
2 xícaras de chá de leite

Modo de preparo:
Numa batedeira misture 5 colheres de azeite, açúcar e gemas por 5 minutos. Retire e misture o amendoim e a erva-doce. Adicione aos poucos os ingredientes secos, alternados com o leite e misture delicadamente. Unte com o azeite restante uma fôrma para pudim de 2 litros e polvilhe farinha. Despeje a massa e leve para assar em forno médio (180º C) pré-aquecido por 1 hora.

ARROZ DOCE

Ingredientes:
1 xícara de arroz lavado e escorrido
4 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de água de rosas ou flor de laranjeira
1 colher de sopa de canela em pó

Modo de preparo:
Numa panela, coloque o arroz e o leite, misture, leve ao fogo alto e deixe ferver. Reduza o fogo para brando e cozinhe, mexendo sempre com uma colher de pau para a mistura não grudar no fundo da panela, por cerca de 50 minutos ou até o arroz ficar macio. Acrescente o açúcar e a água de rosas ou flor de laranjeira, misture bem e tire do fogo. Coloque o arroz-doce numa travessa, polvilhe com canela e sirva.

COCADA

Ingredientes:
1 copo (americano) de água
1 coco grande
2 colheres (sopa) cheias de leite pó
1 lata de leite condensado
1 kg de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo:
Coloque a água no fogo, junte com o açúcar e a farinha de trigo. Quando levantar fervura, acrescente o coco e o leite em pó. Deixe secar aos poucos até ficar uma papa pastosa. Logo que engrossar, acrescente o leite condensado e espere dar o ponto. O ponto da cocada é quando ela começa a ficar bem fofa. O trigo ajuda a deixar a cocada macia.