Estância é capital brasileira do Barco de Fogo
22/06/2008, 04:33
 |
Luiza Helena se encanta com os barcos |
Impulsionados por um foguete, os barcos de fogo cruzam o céu e iluminam as noites de festa. Coloridos e velozes, deslizam sobre uma corda de aço deixando um rastro luminoso e arrancando aqueles tão conhecidos ‘óh’, do público que fica horas apreciando sua beleza. São uma verdadeira homenagem aos três santos do período – São João, Santo Antônio e São Pedro.
Capital brasileira do Barco de Fogo, o município de Estância mantém a tradição de soltar dez barcos em apenas uma noite e atrair turistas para seus festejos. O gosto pelo brinquedo de madeira, papel colorido e pólvora atravessa gerações. A idealização do ‘xodó’ da população é do estanciano Francisco da Silva Cardoso – popularmente conhecido por Chico Surdo -, falecido em 1971.
Há 15 anos atuando como fogueteiro, Valter Santos Nascimento, 48, diz que o interesse surgiu porque um cunhado já fazia este tipo de trabalho. “Eu acho muito bonito. Sempre gostei de confeccioná-lo. O que vou soltar hoje tem 40cm de altura, 80cm de largura e pesa uns 10kg”, mostra orgulhoso. Segundo ele, a confecção de um barco custa em média R$300. Já o filhão, Caio Felipe, 11, demonstra grande interesse em também trabalhar com o objeto quando crescer. “Todo ano acompanho os barcos. O mais bonito é ver o vai e vem no arame”, ressaltou Caio.
 |
Valter e Caio: pai e filho preparam barco para apresentação |
Outro fogueteiro da cidade, Ademilson da Conceição, já soma 20 anos de dedicação a este trabalho. “Comecei aos 14 anos com meu falecido irmão e sigo nisso até hoje. Aqui em Estância a gente gosta muito dos fogos desde pequeno. Eles são parte da nossa tradição”. Ademilson preparou 70 barcos, mas em 2007 fez 120. “Levamos em média um dia para montar um barco de porte médio”, finaliza.
De Salvador, pela segunda vez em Sergipe e primeira em Estância, a administradora hoteleira Luiza Helena fala que veio atraída pela apresentação dos barcos de fogo. “Vim com minha família passar uns dias durante o São João no Estado. Como estamos em uma pousada na praia de Abaís, que fica próximo daqui, e nos falaram desta beleza, viemos conhecer de perto. É algo legal, bem criativo e diferente”.
Na noite de São João, 24, acontece o concurso de barcos de fogo, no forródromo de Estância, a partir das 21h. Na mesma noite haverá também a tradicional guerra de buscapés.
Por Adriana Sangalli