Untitled Document
 
 
 

Falamansa estuda gravar DVD em Aracaju


25/06/2008, 04:21


Tato: "aprendemos a fazer forró com os melhores"
Com o novo trabalho ‘Segue a vida’, o grupo de forró formado em São Paulo, o Falamansa, traz mensagens de amor, fé e alerta sobre a importância de preservar a natureza. Os músicos chegam pela quinta vez ao Forró Caju e se dizem dispostos a gravar um DVD na cidade. O Portal Infonet conversou com a banda no camarim, pouco antes do show e descobriu que Tato (voz e violão), apesar de paulista, se considera filho do Nordeste. Confira:

 

Portal Infonet - Quinta vez no Forró Caju, além do forró universitário que vocês fazem, alguma surpresa para este ano?

Tato - As novas músicas do ‘Segue a vida’ são a surpresa. Viemos de uma turnê no Japão e adquirimos com a experiência uma sensibilidade maior sobre as conseqüências do que fazemos. Trazemos essas mensagens nas músicas.

 

Infonet - Boa parte das composições é de sua autoria, de onde veio tanta criatividade?

Tato - Aprendi com os grandes mestres do forró. Como não se inspirar com a grande referência Luiz Gonzaga? A vida em si e as conseqüências dos nossos atos renderam algumas letras. ‘Segue a vida’ é um trabalho de auto reflexão que está linkado às questões ambientais. É um trabalho muito gostoso de ser feito, esta é a inspiração.

 

Infonet - E para que este trabalho fosse possível vocês abriram mão de continuar com a gravadora e partiram para a produção independente, não foi?

Tato - Temos uma proposta mais voltada para a mudança de comportamento, a comercialização é conseqüência deste trabalho. As gravadoras são empresas que, como qualquer outra, priorizam apenas os lucros e essa intenção não está no topo da nossa lista. Queremos fazer um trabalho mais consciente e que, de alguma maneira, contribua para a melhora de vida das pessoas. Mas claro, sem deixar de lado a alegria e descontração desse ritmo forte chamado forró.

 

Infonet - E da turnê pelo Japão, o que ficou?

Tato - Fizemos sete shows no ano passado. Na verdade fomos para sentir a atmosfera de Hiroshima, um lugar fantástico que não se abateu com a destruição que a guerra causou e se reergueu praticamente das cinzas. Experiência marcante nas nossas vidas. A volta pra casa foi reconfortante, tive a sensação de que posso tudo com a energia do pensamento positivo.

 

Infonet - Essa energia positiva vocês estão levando para todos os Estados por onde passam? Agenda lotada neste período junino?

Tato - Ô, e como! Apenas no dia 26 de maio fizemos cinco shows, ficamos super cansados. Ainda vamos à Roraima, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o resto eu nem me lembro mais. Realmente são muitos shows. Vamos fazer a poeira subir em muitos lugares ainda até o final do mês.

 

Infonet - Tanta repercussão assim prova que paulista também sabe fazer forró?

Tato - Claro, mas nós tivemos ótimos professores. Gonzagão é meu ídolo e se eu for listar os demais vamos conversar a noite inteira. A identificação com o Nordeste nos conduz ao bom forró.

 

Infonet - Podemos esperar, quem sabe, um DVD do Falamansa em Aracaju?

Tato - Boa idéia! Vamos estudar a possibilidade. Sempre volto muito feliz a esta festa linda, um DVD gravado aqui seria interessante.

 

Por Wilma Anjos e Andréa Moura

(0)