Untitled Document
 
 
 

Casaca de Couro: 10 anos de pesquisa e resgate de antigos "forrós"


25/06/2008, 00:34


Joaquim e Lizete: "O Casaca nasceu da para resgatar a obra de Jackson do Pandeiro"
Nascido em janeiro de 1998, o grupo de forró Casaca de Couro faz um importante trabalho de pesquisa e resgate do folclore musical nordestino. Depois de passar por Jackson do Pandeiro e pelo Trio Nordestino, o grupo planeja trabalhar com os artistas sergipanos como maneira de valorização da cultura local. O Portal Infonet conversou com os vocalistas Joaquim Antonio e Lizete Feitosa, que falaram sobre o trabalho que desenvolvem, as conquistas e as novidades engatilhadas para depois dos festejos juninos.

 

Infonet – Como surgiu a banda Casaca de Couro?

Joaquim Antonio – O Casaca nasceu da vontade de resgatar a obra de Jackson do Pandeiro. Muita gente trabalha as músicas de Luiz Gonzaga e esquece os outros artistas tão importantes para a cultura brasileira quanto o Gonzagão.

 

Infonet – E como acontece esse trabalho de pesquisa e resgate das obras desses artistas?

JA – Procuramos reunir toda a discografia do artista e após ouvir as músicas procuramos entender as letras, o momento em que foram feitas contrapondo com outros artistas da mesma época. Jackson do Pandeiro, por exemplo, tem um trabalho muito ligado ao folclore. Ele era ritmista ao passo que Luiz Gonzaga era harmonista.

 

Infonet – Vocês já trabalharam a obra de Jackson do Pandeiro e do Trio Nordestino. Qual o próximo foco de vocês?

JA – Ano que vem queremos começar um trabalho de pesquisa dos artistas sergipanos ligados ao folclore e ao forró da região. Vamos tentar resgatar as músicas dando a nossa interpretação e uma nova roupagem. Por enquanto é só um projeto, mas que com certeza será colocado em prática. Também estamos terminando de mixar e vamos lançar ainda este ano um CD com músicas autorais.

 

Infonet – Lizete ganhou ano passado o Troféu Sanfona de Ouro na categoria cantora revelação. Como foi receber esse prêmio sabendo que a votação foi por júri popular.

Lizete Feitosa – Fiquei surpresa porque nunca passou pela minha cabeça ganhar esse prêmio. Fiquei muito emocionada, especialmente quando, no momento em que recebia o troféu, Clemilda me gritou elogios da platéia. Ela é uma grande artista e fonte de inspiração para mim. Receber elogios dela é um sinal incontestável de que estamos no caminho certo.

 

Infonet – Agora fala um pouco pra gente sobre o DVD de vocês que foi lançado ano passado.

LF – O DVD está lindo. Lá você vai encontrar vários ritmos ligados ao forró. É um trabalho compacto com as principais músicas que cantamos nos shows – frutos de muita pesquisa - e que resume bem o trabalho que o Casaca de Couro vem desenvolvendo.

 

Por Carol Madureira

(0)