InfoNet >> Eleições 2004
AGENDA
CHAT
CALENDÁRIO
CURIOSIDADES
DIVULGA 2004
PREFEITOS ELEITOS
ENTREVISTAS
LINKS
NOTÍCIAS
ONDE VOTAR
O POVO FALA
PARTIDOS
FALE CONOSCO
 
TRIBUNAIS
TRE - Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe
Tribunal de Justiça de Sergipe

ANTERIORES
1998
2000
2002

 


Rindo à toa


04/10/2004, 19:00


Reeleito prefeito de Aracaju, o petista Marcelo Déda, que encabeçou a coligação “Aracaju Orgulho de Todos”, não esconde a satisfação de sair vitorioso da disputa com a maioria esmagadora dos votos. Na coletiva que concedeu na tarde desta segunda-feira, dia 4, no Sindicato dos Bancários, ele ensaiou um discurso contrito, de respeito aos oponentes, mas os gestos e sorrisos largos davam provas de que o prefeito não conseguia conter a alegria.

 

“Seria hipocrisia se não dissesse que estou felicíssimo. Mas as pessoas não devem ter medo. Sou um homem de 44 anos de idade, calejado na vida e na política, que viveu vitórias gloriosas e derrotas arrasadoras. Não é agora que vou me envaidecer e deixar o sucesso subir à cabeça” garantiu. E teria motivos se o fizesse. Déda conseguiu angariar 71,38% dos votos válidos de Aracaju. É o percentual mais alto conseguido entre os prefeitos das capitais, eleitos no primeiro turno.

 

Entre agradecimentos às dezenas de pessoas que o ajudaram na campanha, o prefeito eleito destacou, de maneira rasgada, sua gratidão à população de Aracaju. “Serei eternamente grato a esse povo, que quando quer mudar, muda. Que quando diz ‘Este é o caminho. Continue com o trabalho que estaremos com você’, o apóia abertamente. Devo minha vitória inteiramente ao povo, que é meu juiz e meu patrão”, declarou.

 

No encontro com a imprensa, o prefeito esteve ladeado do vice Edvaldo Nogueira, do presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, do prefeito eleito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, além de outros representantes da coligação e do PT. Durante a conversa, Déda elogiou a decisão dos partidos de oposição em manterem-se unidos após a derrota de Dutra para o governo do Estado, em 2002.

 

“Isto foi um dos grandes feitos da oposição sergipana. Nós nunca tínhamos conseguido isso. Saíamos de uma eleição, às vezes até um pleito de crescimento e fortalecimento, dois anos depois nos esbagaçávamos em Aracaju e continuávamos a nos esbagaçar, muitas vezes, no interior do Estado. Agora não. O núcleo que apoiou Zé Eduardo Dutra em 2002 se manteve unido. Logo depois de 2002, tivemos o grande acerto de convocar todos os partidos aliados para compor nosso governo, de coalizão democrática”, analisou.

 

Sobre a eleição para vereadores em Aracaju, Déda foi enfático. “Tivemos uma grande vitória nas eleições legislativas. Como nós dizíamos desde o começo da campanha, tínhamos todas as condições para compor maioria na Câmara de Vereadores. Houve até algumas interpretações na imprensa de que nós tínhamos quebrado em três a coligação. Esta vitória mostrou que nosso cálculo estava correto. Talvez se tivéssemos feito um chapão, não conseguíssemos esse resultado”, defendeu. E os números comprovam o argumento. Dos 19 vereadores eleitos, 10 são do bloco governista.

 
PT AVANÇA NO ESTADO -
O crescimento do PT no Estado e os planos para o futuro também foram destacados por Marcelo Déda. “Ontem, o PT, o PSB, o PTB e o PL elegeram 28 Prefeituras do Estado. Isto revela um dos maiores crescimentos que a oposição em Sergipe já teve em uma eleição municipal. Uma grande ampliação do espaço político da oposição e desta coligação no interior. Só o PT elegeu candidatos em cinco cidades: Aracaju, Japaratuba, Barra dos Coqueiros, Nossa de Lourdes (que está com impugnação processada no Tribunal Superior Eleitoral, esperando julgamento) e Porto da Folha”, comemorou ele, que não descarta a possibilidade de encarar o embate de 2006.

 

O prefeito também destacou a derrota do grupo do governo do Estado em Itaporanga D’ Ajuda e Pinhão. “É uma demonstração inequívoca de que algo está mudando no Estado de Sergipe. Não adianta tentar esconder o sol com a peneira. Se houve um grande vitorioso no Estado foi a capacidade de união das nossas oposições. Não dá para negar o crescimento das lideranças e forças políticas que estão no campo da oposição”, afirmou de maneira categórica.

 

Amanhã, Déda viaja a Brasília, onde será recebido – juntamente com os outros prefeitos petistas eleitos no primeiro turno – pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já a carreata da vitória, comemorando o resultado da eleição, só acontecerá no domingo. “Não deu para fazer ontem, estava muito cansado”, justificou.   

 

Por Valnísia Mangueira

 

 

 
Acesso Velox Internet rápida Acesso Velox Internet rápida
Hospede Seu site na InfoNet Hospede Seu site na InfoNet
Registre agora seu próprio domínio Registre agora seu próprio domínio
Anuncie no Portal InfoNet Anuncie no Portal InfoNet