Papa Francisco nomeia padre sergipano bispo auxiliar de Fortaleza

Padre Valdemir Vicente é nomeado bispo de ‘Castabala’ e auxiliar de Fortaleza (Foto: Arquidiocese de Aracaju)

O padre sergipano Valdemir Vicente Andrade dos Santos foi nomeado pelo papa Francisco como bispo titular de ‘Castabala’ e auxiliar de Fortaleza. Ele e outro clérigo de Goiânia foram consagrados na manhã desta quarta-feira, 11.

Coordenador de Comunicação da Arquidiocese de Aracaju, o padre Marcelo explicou o como é feito o processo de nomeação. O bispo de Fortaleza pediu que fossem nomeados os bispos auxiliares. Valdemir passou pela análise de seu histórico, assim como outros do Brasil, e foi selecionado. “A Nunciatura Apostólica faz a escolha. O Papa recebe e acolhe o pedido”.

Sobre o título de bispo titular de ‘Castabala’, o padre Marcelo contou a história da nomeação. “Castabala era uma cidade na Turquia onde existiam ruínas romanas. Era distante, e outrora fora sede da diocese católica. No imaginário da Igreja, ela ainda existe”.

Agora, o padre Valdemir Vicente terá a missão de administrar, catequizar e santificar o povo cearense.  A ordenação acontecerá dia 24 de agosto, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, onde atualmente é vigário geral, pároco e diretor do colégio Cristo Rei.

Por Victor Siqueira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais