|
Mais de 400 alunos serão beneficiados com a brinquedoteca (Fotos: Portal Infonet) |
A partir desta quarta-feira, 27, as crianças que estudam no Serviço Social do Comércio (SESC) do conjunto Marcos Freire II no município de Nossa Senhora do Socorro terão mais um espaço para aprender ao mesmo tempo em que se divertem.
A primeira brinquedoteca da instituição em Sergipe foi um espaço pensado e preparado para desenvolver atividades lúdicas nos pequenos que aprendem desde cedo a conhecer um pouco mais as brincadeiras que fizeram história no passado e são transmitidas de geração em geração. A festa de inauguração foi comemorada com brincadeiras, muitas atividades e lanches.
De acordo com a professora brinquedista e uma das responsáveis pela brinquedoteca, Vilse Gonçalo, o espaço será utilizado, em um primeiro momento, pelas crianças da própria instituição. “O local é um espaço seguro onde as crianças podem brincar. Vamos utilizá-la com as crianças do SESC para que mais tarde esse projeto se amplie para a comunidade. Mais de 400 alunos serão beneficiados entre manhã e tarde. A princípio, vamos marcar um momento dentro do horário de aula para que eles possam brincar na brinquedoteca”, conta.
|
Crianças brincando de ludo |
O espaço contará com o cantinho da leitura e dos jogos. As crianças também podem se fantasiar e se vestir no canto do sonho e da fantasia. Animados, as crianças se divertiam a cada brincadeira e procuravam descobrir um pouco mais sobre como manusear cada brincadeira.
Bastante hiperativo, o estudante Caio Oliveira Santos se esforçava para aprender o ludo. “Estou gostando. Aqui a gente aprende a contar. Meu amigo está na minha frente, mas acho que vou ganhar”, afirma.
A estudante Tainá Suelen Bruno Santos, 9 anos, aproveitou a oportunidade para conhecer diversas brincadeiras. “Já brinquei de tudo aqui e ganhei na dama. Também gostei da pintura e mandei fazer uma borboleta em mim”, diz.
Brincando com Arte
Ainda como parte integrante da fantasia, os alunos contam com o projeto “Brincando com Arte” que surgiu em 2010. Esse é um projeto que busca resgatar os jogos, as brincadeiras, as músicas populares e cantigas de rodas.
|
Vilse Gonçalo afirma que os alunos da própria instituição serão os beneficiados |
Segundo a coordenadora de recreação do Sesc e professora de educação física, Mônica D’Arruda, esse também é um projeto voltado para educar as crianças através das atividades recreativas.
“No projeto, a criança escolhe que tipo de atividade quer fazer. Dentro da brinquedoteca tem o espaço do faz de conta, onde tem os livros, contação de história, espaço de oficinas para origami e espaço de jogos de madeira. As crianças muitas vezes não sabem o que fazer no projeto, porque é tanto brinquedo e atividade que elas não conseguem se fixar em uma coisa só. Elas se encantam, vivenciam aquilo que a gente vivenciou quando era criança e a curiosidade é muito grande”, diz.
Por Aisla Vasconcelos
|
Mônica D'Arruda diz que o projeto educa através das atividades recreativas |
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B