Concurso para tradutor público: inscrições até dia 28

Há vagas para oito idiomas, entre eles, japonês, árabe e mandarim (Foto: arquivo Portal Infonet)

Estão abertas as inscrições para o concurso público para o ofício de tradutor público juramentado e intérprete comercial para oito idiomas: inglês; francês; italiano; japonês; mandarim; árabe; espanhol e alemão. Só podem se inscrever brasileiros natos ou naturalizados maiores de 18 anos. A taxa de inscrição custa R$ 82 que podem ser pagas até o dia 29. O período de inscrições, no entanto, termina no dia 28.

Não há limitação de vagas nem de carga horária. Todos os que obtiverem a nota final do concurso igual ou superior a 21 pontos serão considerados aprovados e, a partir da homologação do concurso, ficarão à disposição da Junta Comercial de Sergipe para exercer o ofício. Tradutor juramentado e intérprete comercial é o nome do ofício do profissional que pode traduzir documentos oficiais. A tradução de documentos em e para idioma estrangeiro só é reconhecida oficialmente se for feita por esse profissional devidamente contratado mediante concurso público. As atribuições serão exercidas em todo o Estado.

As inscrições só podem ser feitas por meio da internet no site www.funcab.org. Caso o candidato não tenha acesso à internet, a Funcab disponibiliza um microcomputador no posto de atendimento da organizadora em Aracaju que fica na Avenida Desembargador Maynard, n°. 284 – Sala 01, no bairro Cirurgia. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13h às 17.

Provas

O edital foi lançado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Junta Comercial de Sergipe (Jucese) no dia 10 de julho. O concurso tem prazo de validade de um ano. É organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). A instituição organizadora tem sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o país. Atualmente, está com 10 concursos em andamento, entre eles, para a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) e as polícias do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Polícia Civil) e a Militar do Ceará e Espírito Santo.

As provas serão aplicadas em Aracaju em duas etapas: a primeira, escrita, terá duas questões dissertativas que valerão 20 pontos;  a segunda será oral com leitura, tradução, versão e exposição de um pequeno trecho sorteado pela banca examinadora. A prova oral vale 10 pontos. O candidato terá quatro horas para a prova escrita e 30 minutos para a prova oral. A escrita está prevista para 15 de setembro e a oral, com data a ser definida. Ambas são eliminatórias.

Fonte: Seplag

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais