|
O encontro é um preparativo para a Conferência Estadual e Nacional (Fotos: Portal Infonet) |
Está sendo realizada nesta sexta-feira, 13, a Conferência Livre Estadual de Educação Profissional, sendo uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação que vai aconecer em 2014 em Brasília. O evento está sendo realizado no auditório do Senac.
Dentre os temas abordados estão a formação do Trabalhador de Educação Profissional, relação entre projeto pedagógico nas escolas de educação profissional e o currículo profissional.
De acordo com a diretora do Serviço de Educação Profissional (Sepro) da SEED, Rivanda Andrade a realização da conferência surgiu da necessidade de uma maior abordagem na educação profissional. “A idealização das conferências foi justamente pela rede através de mim e do professor Adelmo do IFS, porque a gente sentia uma necessidade de falar mais da educação profissional. Apesar do tema estar embutido dentro do Conae [Conferência nacional de Educação], nas conferências que tem acontecido tem se falado muito pouco da educação profissional e ela hoje é a nossa prioridade do governo. Então a gente precisou fazer uma conferencia de educação profissional pra tratar dos problemas da educação profissional e dar subsidio pras outras que vão acontecer e ate levar pra Brasília algum documento de Sergipe”, afirma.
|
Manuel Prado é o coordenador do encontro |
A realização das conferências territoriais é o ponta-pé inicial para a Conferência Estadual que será realizada no Teatro Atheneu de 30 de setembro a 2 de outubro e da Nacional que vai ocorrer em Brasília em fevereiro de 2014, entre os dias 17 e 20.
Para o coordenador geral do Fórum Estadual de Educação, Manuel Alves do Prado Neto, neste primeitro momento ocorre as conferências territoriais dos estados. “Estamos realizando em 2013 as etapas municipais e estaduais da Conferência Nacional da Educação. A conferencia é um espaço de educação e discussão da educação como um todo ou de temas que constituem o sistema educativo e a educação profissional é uma das modalidades. Esse debate é para preparar os delegados da educação profissional nas conferências deliberativas", informa.
IFS
|
Pró-reitor do IFS, Adelmo Menezes |
No entendimento do pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Sergipe (IFS/SE), professor Adelmo Menezes, o Brasil está vivenciando um momento único da edução profissionalizante.
“O Brasil está vivendo um momento econômico privilegiado, a economia está enfrentando um crescimento e isso tem gerado o que os economistas chamam de pleno emprego, sobretudo, para as pessoas com formação técnica. Hoje temos um técnico mais articulado, com formação mais precisa e mais rápida. Diria que é uma conjunção que tem aquecido a busca dos jovens pela formação técnica de nível médio onde há uma necessidade mesmo do setor produtivo brasileiro e do técnico de nível médio pela compreensão esse próprio jovem também tem a remuneração que do técnico do nível médio é muito atrativo independente de área.”, afirma.
Conferências
De 11 a 13 de setembro será no Leste Sergipano (Japaratuba). De 19 a 21, no Baixo São Francisco (Propriá), Centro Sul (Poço Verde) e Grande Aracaju I (Aracaju). Já nos dias 18 e 19, as conferências acontecerão no Médio Sertão (Nossa Senhora das Dores). E no período de 18 a 20, serão realizadas na Grande Aracaju II (Nossa Senhora do Socorro), Agreste Sergipano (Itabaiana) e Alto Sertão (Gararu).
Por Aisla Vasconcelos