|
Roberto Silva "Vamos aguardar o encontro com o Governador" (foto: Arquivo Infonet) |
Os professores das escolas estaduais de Sergipe, que já discutem a retomada da carreira do magistério e o retroativo de 2012, esperam ser recebidos pelo governador em exercício Jackson Barreto. Segundo informou o diretor de Comunicação do Sindicato dos Professores de Sergipe (Sintese), Roberto Silva, o encontro deve ocorrer até o final deste mês.
Silva explica que o objetivo do encontro com o governador, será discutir a possibilidade de o governo realizar o pagamento retroativo dos professores ainda este ano. “Estamos tentando esta audiência para que a gente possa discutir o retroativo de 2012. Nós não pensamos ainda em greve porque o Governo, por enquanto está respeitando o acordo. Além disso, está havendo o diálogo. Nosso objetivo é avançar nas negociações”, enfatiza.
A pauta dos professores é extensa, mas envolve basicamente três aspectos, reajuste salarial, planos de carreira e pagamento do retroativo. Na primeira semana de outubro, a categoria se reúne em uma nova assembléia para esclarecer o projeto de lei que reajustou o piso salarial da categoria em 7,97%. O reajuste salarial é para os professores do ensino básico da rede pública brasileira, que abrange educação infantil e nível médio. Com o aumento, o piso salarial para os professores passa de R$ 1.451 para R$ 1.567.
“Houve a criação da comissão para discutir sobre a folha de pagamento. Fizemos uma avaliação e os professores deliberaram que o governo precisa respeitar a proposta apresentada”, diz Roberto Silva.