Escola inaugurada na Barra dos Coqueiros está abandonada

Escola está abandonada (Fotos: Portal Infonet)

Era uma escola muito esperada pelos moradores da Barra dos Coqueiros, mas está fechada, sem piso, água, energia, e até nome. Não se sabe ao certo o tempo em que levou para ser construída e quando foi inaugurada, sim, ela foi inaugurada da forma em que está. O local, que está localizado no Loteamento da Praia, foi construído com a proposta de que funcionasse um estabelecimento de ensino. Contudo só restou a proposta, porque a escola nunca existiu.

Os moradores da região denunciaram a situação ao Portal Infonet, que esteve na no local para apurar as informações. No local, encontramos três cães e os portões fechados. Um morador que se identificou como Paulo dos Santos, contou que a “Escola” foi inaugurada quando a cidade estava sob a gestão anterior. “Na época nós ficamos sem entender o porquê da inauguração já que a escola estava inacabada, sem portas, instalações elétricas e sem nome, até hoje não sabemos o nome”, ironizou.

Mãe de dois filhos, a dona de casa, Daniela Ferreira, também lamentou a situação e disse que a comunidade estava confiante com a chegada da nova escola. Assim as crianças não precisariam estudar em locais mais distantes de suas casas. “Eu estava esperançosa, pois meus filhos estudam em uma escola, que é longe e vão a pé. Infelizmente, a gente que é pobre e elege essas pessoas, não pensa no futuro e sim no presente, no que eles prometem e não cumprem”, desabafou.

Daniela Ferreira "Meu filhos vão a escola à pé"

A reportagem do Portal teve acesso às instalações do local, onde funcionária a escola. No interior, foi possível perceber que estava sem piso, sem portas nos banheiros e com resquícios de materiais de obras. Sem fardamento ou qualquer tipo de identificação, um homem, que se identificou como “Galego”, disse ser o responsável pelo local. Ele foi contratado para fazer a segurança no período da noite para evitar a ação de invasores.

Em péssimas condições de trabalho, o homem disse ter que dormir na escola todas as noites sob a luz de candeeiro. “Eu gosto de cuidar da escola. Ela é da comunidade e precisa ser bem cuidada. Fui contratado pela prefeitura e faço a segurança e limpeza”, disse.

Para manter os invasores afastados e evitar mais roubos no local, o segurança criou dispositivos de segurança artesanais. Nos muros instalou placas com pregos. Já no pequeno pátio utilizou linhas de nylon. Três cães fazem a proteção da escola. “Essas as formas que encontrei para garantir que os ladrões não entrem mais aqui”, contou.

"Cuido daquela escola como se fosse minha", diz Galego

O subsecretário de obras da Barra dos Coqueiros, Carlos Nascimento, que esclareceu que a prefeitura está trabalhando para concluir as obras da escola. Ele garantiu também, que as obras foram feitas de forma irregular. “Houve muita irregularidade naquela obra, que foi inaugurada sem os devidos acabamentos. Isso tudo é fruto da gestão anterior, mas a prefeitura vai concluir aquela obra”, garantiu Oliveira.

Por Eliene Andrade

Confira a galeria de imagens: 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais