|
Os professores se concentaram na porta da SEED (Fotos: Portal Infonet) |
Professores da rede estadual de educação realizaram um ato público na porta da Secretaria Estadual de Educação (SEED) nesta quarta-feira, 7, em repúdio ao Dia “D”, do Índice de Avaliação de Desempenho.
A categoria é contra o Índice de Avaliação por entender que as metas estabelecidas pelos gestores não condiz com a realidade vivida pelos professores nos estabelecimentos de ensino.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese), Ângela Melo, os professores são contra o Índice de Avaliação que está sendo proposto.
“O ato é para se discutir com a Secretaria de Educação uma avaliação processual e democrática para a rede pública do Estado de Sergipe. A secretaria tinha convocado o dia de hoje como o dia D da avaliação de desempenho, mas que os professores rejeitaram este modelo. Por isso, aprovamos um dia de paralisação contra o dia D. No dia 5, o dia D foi suspenso temporariamente, e entendemos isso como sendo uma vitória, mas o cerne da avaliação permanece”.
Os docentes reivindicam que se estabeleça uma comissão entre as partes para que se discuta o modelo de avaliação democrático com a SEED para que possa ser aprovado pela categoria
|
Segundo Ângela Melo, os professores querem discutir a avaliação junto com a SEED |
Por conta do ato, as aulas foram suspensas nesta quarta-feira, mas segundo Angela Melo, os estudantes não sairão prejudicados. “As aulas estão suspensas hoje porque estamos na luta, mas os professores irão pagar este dia e os alunos não vão ser prejudicados. Entendemos que foi necessário manter a paralisação para que consigamos no diálogo estabelecer uma forma de avaliação democrática”, entende.
SEED
A assessoria de comunicação da SEED encaminhou nota ao Portal sobre o assunto.
"A Secretaria de Estado da Educação respeita a posição do Sintese, porém lamenta que os alunos da rede estadual tenham ficado um dia sem aula, uma vez que a Seed desde a última segunda-feira, 5, determinou providências para alterar o inciso II do art. 3º da Portaria nº 1775/2014, de 27.02.2014 e revogar as portarias que vinculam as ações pedagógicas da rede à metodologia de avaliação pautada pelos instrumentos
“Compromisso de Gestão” e “Índice Guia”. Também neste dia foi decidido que estaria temporariamente suspensa a realização do projeto Dia “D” da Avaliação, que ocorreria nesta quarta-feira, 7, nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
A SEED reafirma sua disponibilidade para o diálogo, marca do Governo Jackson Barreto, e por meio de portaria criará uma comissão técnica que terá a participação de representantes de todos os segmentos escolares para, sob a coordenação da SEED, construir proposta de documento que normatizará os processos de avaliação na Rede Estadual de Ensino.
A matéria foi alterada às 17h27 para acréscimo de nota da SEED
Por Aisla Vasconcelos