Participação de alunos em intercâmbio com a França

(Foto: Ascom)

Mobilizar professores e alunos do ensino médio para o aprimoramento da aprendizagem de ciências exatas e naturais, através de uma abordagem que explora a relação entre arte (sensibilização), ciência (método) e ecologia (meio ambiente). Esse é o objetivo do projeto “Arte com Ciência” que é realizado pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), envolvendo alunos de escolas estaduais de Santa Luzia do Itanhy, Estância e Indiaroba.

Dentro das atividades realizadas pelo “Arte com Ciência”, durante o período de 24 de abril a 04 de maio, um grupo de jovens do colégio francês Lycée Edouard Herriot realizou um intercâmbio com alunos do Colégio Comendador Calazans, de Santa Luzia do Itanhy, com o intuito de produzir objetos educacionais, a partir de assuntos que fazem parte da grade curricular do ensino médio de ambos os países.

Um grupo formado por 11 alunos franceses e dois professores chegou ao povoado Crasto, em Santa Luzia do Itanhy, no último dia 24 de abril, para iniciar a produção destes objetos educacionais, em formato de vídeos. De acordo com Saulo Barretto, responsável pela área de Relacionamento Institucional e Novos Negócios do IPTI, a ideia consiste em criar uma rede de conhecimento para o ensino médio, onde os alunos e professores produzem objetos educacionais em formato digital.

“São produzidas aulas utilizando recursos audiovisuais, como vídeos e animações gráficas, que depois são compartilhadas na plataforma Guigoh (plataforma interativa do IPTI na internet) e nas redes sociais”, disse Saulo, ao destacar que em uma semana de convívio os estudantes franceses e sergipanos produziram quatro objetos, entre eles um teve como tema “A expedição artística francesa de 1816 no Brasil”. “Esperamos disseminar a idéia do ‘Arte com Ciência’ na França e poder implantá-lo nas escolas de ensino médio do país europeu, através desta parceria com o Liceu de Lyon”, projetou ao ressaltar que, para isso o IPTI já iniciou articulação com a embaixada da França no Brasil.

Para Ramon Douglas Oliveira, aluno do Colégio Comendador Calazans, participar do projeto com os alunos da França foi uma experiência única. “Achei muito legal, pois além de trocar experiência com jovens de outra cultura, totalmente diferente da nossa, também aprendemos a lidar com tecnologias digitais, a editar vídeos, nos posicionar em frente às câmaras, entre outras coisas, sem falar que fizemos novos amigos, pois os estudantes franceses demonstraram ser pessoas simples e sem soberba”, afirmou, ao destacar que juntamente com seus colegas de Santa Luzia do Itanhy, já iniciou no curso do novo idioma, vislumbrando a chance de viajar à França, onde poderão dar continuidade ao intercâmbio.

Conforme analisou a professora Blandine Farneti, responsável pelo projeto no Lycée Edouard Herriot, a iniciativa cria oportunidades de melhorar a forma como os jovens aprendem. “Penso que o intercâmbio promove uma mudança enorme na vida dos estudantes que participam e nossos alunos adoraram a receptividade dos jovens brasileiros, as comidas locais e tudo que descobriram aqui”, afirmou. Para ela, todo encontro entre culturas diferentes é interessante e após voltar à França sua torcida maior será em poder receber os estudantes sergipanos em sua terra natal. “O meu desejo mais forte ao deixar o Brasil é poder receber nossos amigos na França e voltar no próximo ano para visitá-los aqui”, ressaltou.

Vídeo

Neste link é possível conferir um objeto educacional realizado durante o desenvolvimento do Projeto de cooperação entre o Lycée Edouard Herriot, Lyon e o Colégio Comendador Calazans, Santa Luzia do Itanhi.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais