Estdudantes desconhecem os efeitos da ditadura militar

Palestra lotou o auditório do Instituto Federal de Sergipe (Fotos: Portal Infonet)

Conhecer a história recente do país ainda é uma deficiência de muitos estudantes. Como forma de mudar este panorama, professores do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, em conjunto com os alunos, desenvolveram um projeto que visa refletir sobre o período da ditadura militar, instaurada no Brasil em 1964.

Neste sábado, 10, foi a vez dos estudantes aprenderem um pouco sobre a cultura no tempo da ditadura. A aluna do 2º ano, Lorena Emanuele, conta que, antes do projeto do Colégio, nunca tinha escutado nada sobre a ditadura. “Não sabia nada sobre o golpe. Este evento está sendo importante para entender como o país estava naquele momento”, diz.

“Primeiro, assisti um filme que relatava a vida de um garoto que perdeu seus pais por conta da ditadura. Daí, partiu o interesse maior de estar pesquisando sobre o assunto. Os professores também levaram vários depoimentos para as aulas, estimulando o conhecimento”, acrescenta a estudante.

Lorena Emanuele: completo desconhecimento antes do projeto

Professores criam projeto para estimular o conhecimento

A professora de história, Norma Barreto, afirma que as amostras de filmes fizeram parte da primeira etapa do programa. “Estamos no segundo momento do projeto. Primeiro, realizamos a sensibilização dos estudantes, levantando temas e apresentando filmes nacionais nas aulas. Para finalizar, iremos organizar uma exposição com as produções dos alunos”, informa.

Ela ainda diz que a ideia partiu da necessidade de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o que aconteceu na ditadura. “Hoje, se perguntarmos aos alunos se eles queriam viver de novo aquele momento, a resposta sem dúvida é negativa, pois agora conhecem o quanto custou um período antidemocrático”, revela.

Para o professor José Marques, a cultura foi uma das áreas mais reprimidas na ditadura. “Os militares criaram uma estrutura legal para reprimir vários setores sociais. Queremos que todos saiam daqui com uma opinião crítica formada”.

Por Geilson Gomes e Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais