Concurso sobre Água e Meio Ambiente é divulgado a alunos

A premiação será realizada dia 23 (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira, 21, foi realizada no Colégio Estadual João Alves Filho, uma campanha de divulgação do I Concurso de Redação promovido pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), com o tema “A água como vemos”. O concurso se divide em três categorias: Desenho (1º ao 5º ano), Poesia (6º e 7º anos), e Redação (8º e 9º anos). Participou do lançamento do concurso na escola, a cantora e compositora sergipana, Joésia Ramos.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está atuando como parceria da Deso, uma vez que o concurso é direcionado para alunos do ensino fundamental de escolas públicas estaduais de ensino. As inscrições deverão ser feitas através do site até o dia 29 de agosto, e a entrega dos trabalhos deve ser feita nos Correios até o dia 30. Ambas deverão ser efetuadas pelos professores.

De acordo com Luciana Cristóvão, da Assessoria de Marketing da Deso, o concurso é uma forma de levar mais conscientização, além de comemorar os trabalhos realizados pela empresa. “O objetivo é aproximar a sociedade e os alunos da Deso, que esse ano completa um centenário de esgotamento sanitário. Estamos promovendo esse concurso e fazendo uma campanha de aproximação e também conscientizando os alunos sobre a importância do meio ambiente e a água”, explicou.

No ato do lançamento o técnico industrial da Deso, Eder Meneses Souza, proferiu uma palestra sobre a importância da água na vida das pessoas, além de outros temas como desperdício, poluição, crise hídrica, entre outros. “São temas que fazem parte do cotidiano dos alunos e que estamos trazendo para que eles tenham uma noção melhor da problemática e passem a ter uma cultura de economia mais contundente”, disse.

A técnica do Departamento de Educação (DED/Seed), Nadja Naira Monteiro, explicou que o concurso já foi apresentado aos alunos das escolas inseridas nas Diretorias Regionais DRE-8, DEA, DRE-2 e DRE-5, e amanhã, 22, será a vez da DRE-6, em Propriá.

Ela disse que os trabalhos passarão por uma comissão avaliadora da Seed para depois serem premiados. “O grande objetivo é estimular os nossos alunos a pensarem mais sobre a importância e a necessidade de se preservar a água e o meio ambiente”, declarou.

A premiação do concurso será realizada no dia 23 de setembro, em local ainda a ser definido. Os três alunos primeiros colocado ganharão um certificado de participação, um tablet e medalhas de ouro, prata e bronze respectivamente.

Show e Preservação

Além da palestra, os alunos assistiram ao show da cantora sergipana Joésia Ramos, que apresentou um misto de música, cordel, poemas e teatro. Ela destaca que a intenção é fazer uma interação com as escolas levando um espetáculo de qualidade. “Estamos utilizando materiais artesanais e mostrando um espetáculo a respeito das nossas próprias raízes. Entramos em campanha com esse assunto instigante, que é como ensinar o pessoal a lidar com água no planeta. Temos que começar a prestar a atenção nisso. É muito importante para mim fazer parte desse evento que vai instruir os alunos”, disse.

A aluna Samara de Ávila Santos, de 14 anos, estuda no 9º ano, e estava bastante atenta à palestra. Para ela, o concurso de redação vai incentivar a relação dos alunos com a água. “Todos os dias a gente usa a água e depende dela para viver, mas poucas vezes a gente se importa com o que realmente pode acontecer conosco se continuar o desperdício. Então é importante a gente se informar sobre tudo isso para poder cuidar melhor da água e do meio ambiente. É necessário que as escolas participem desses projetos, pois apesar de a educação começar em casa, a escola é uma extensão”, disse.

Já Daniela de Jesus Santos, 11, do 6º ano, disse que “a gente precisa saber como preservar a água para não correr o risco de acabar e no futuro a gente não ter mais. É muito bom nós termos contato com esse tema”.

Quem também se mostrou interessada foi a professora Lígia Filgueira, que destacou a eficácia das artes como forma de levar informações para os alunos. “Através da música, teatro, palestras, os alunos poderão ter mais consciência sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. É importante que eles entendam que meio ambiente não é somente a água, mas também a escola, a casa deles, a rua. Esses conhecimentos vão se estender para o resto da vida deles, tornando-os cidadãos mais críticos”, declarou.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais