Atividades celebram o Dia do Assistentente Social

Profissionais apresentam artigos acadêmicos (Foto: Portal Infonet)

Em comemoração ao dia Nacional do Assistente Social, celebrado no próximo dia 15, o Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região-Sergipe (CRESS) iniciou nesta quarta-feira a “Semana do(a) Assistente Social”, com programações entre os dias 13 a 15 de maio.

Com o tema “Profissional de luta, profissional presente”, o evento pretende discutir o papel do Assistente Social na implementação de políticas públicas de seguridade social e na garantia dos direitos humanos. Para isso, elaborou programação com palestras, Sessão Especial na Câmara dos Vereadores de Aracaju, apresentação de trabalhos acadêmicos e confraternização da categoria.

Na tarde dessa quarta-feira, 13, profissionais da área apresentaram trabalhos acadêmicos com diversos temas. Iara Barbosa, Assistente Social residente no Hospital Cirurgia, apresentou um artigo sobre “A Política de Saúde no Âmbito do SUS”. “Esse trabalho que eu trouxe alerta para a interferência dos aspectos sociais na condição de saúde, pois todos vêem o atendimento médico como centro de tudo isso. Existem determinantes e condicionantes sociais que levam o paciente a se encontrar naquela condição debilitada que muitas vezes não é condição genética ou questão biológica, mas sim questões sociais que interferem no que ele está passando”, explica Iara.

Iara Barbosa apresentou artigo nesta quarta

Ingredi Pamieri, membro da gestão do CRESS, destaca a amplitude dos temas do evento. “Tentamos diversificar com palestras que vai muito da área de atuação dos profissionais, apresentação de trabalhos acadêmicos que são relatos de experiências de pesquisas realizadas, e atividades culturais aberta para a comunidade”. Ingredi enaltece que o evento também visa o reconhecimento da profissão.

“O assistente social é um profissional que trabalha historicamente com políticas públicas, de acesso e viabilização de direito através de projetos, planos, programas, e outros. Vamos implementando ações sociais nesse sentido. A categoria também tem se mobilizado para pautas sociais como redução da maioridade penal, legalização do aborto, que é um retrato da realidade que trabalhamos, e nós profissionais precisamos unificar esse discurso. Apesar do leque de atuação da profissão, precisamos conquistar questões como o piso salarial, o reconhecimento maior do nosso trabalho”, conclui a organizadora.

Membro do CRESS, Ingredi Palmieri

Programação

A programação prossegue na quinta-feira, 14, partir das 9h, no CIC, com a abertura oficial do evento. Na ocasião, será realizada a palestra “Profissional de luta, profissional presente!”, ministrada pela assistente social, mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro,Yolanda Guerra.

Os trabalhadores do Serviço Social participarão ainda da Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Aracaju, no projeto Tribuna Livre. A iniciativa é do vereador Iran Barbosa, em parceria com o CRESS, e tem início às 9h. Será debatido o tema “60 anos do Serviço Social em Sergipe: Avanços e Desafios no atual contexto da crise do capital” pela presidente do CRESS/SE, Itanamara Guedes.

Cartaz do evento

A semana comemorativa se encerrada com uma confraternização dos profissionais e convidados, a partir das 20h, na sede cultural do SINDIJUS, localizada na Rua Arauá, 168, Centro. A festa será animada por André Noveas e Trio Pé de Serra.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais