Aracaju vai discutir Programa Saúde na Escola em Brasília

O município de Aracaju foi representado no Ministério da Saúde, em Brasília, pela articuladora do Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Claudia Correa Mendonça, para discutir a formulação do instrutivo do termo de contratualização do programa do governo federal para o ano de 2012. Na oportunidade, foram apresentadas algumas diretrizes para implementação do programa nos municípios brasileiros.

De acordo com Claudia Correa, todos os secretários municipais de Educação e Saúde do Brasil deverão assinar esse termo para dar continuidade às ações do programa, que visa estabelecer uma relação mais próxima entre saúde e educação, aproximando os estudantes das unidades de saúde.

"O PSE é formado por dois componentes igualmente importantes: o primeiro trata da avaliação clínica dos alunos, identificando problemas de saúde relacionados com a visão, audição, pressão arterial, peso, altura. Se for diagnosticado algum problema, os alunos são encaminhados para uma unidade de saúde. O segundo está voltado à educação dos estudantes e aborda a prevenção às DSTs, uso abusivo de drogas, gravidez juvenil, violência escolar", explicou.

Segundo Claudia Correa, apenas seis cidades brasileiras foram convidadas para participar da formulação desse termo, entre elas Aracaju, porque vem se destacando com a realização de algumas ações, sobretudo no que se refere à educação preventiva, saúde bucal e trabalhos na área de alimentação saudável, além de avanços na área de saúde reprodutiva com adolescentes.

PSE

O programa foi instituído nacionalmente a partir de uma parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde. Aracaju aderiu ao programa nacional em 2008, quando foram cadastradas 19 Equipes de Saúde da Família. Para este ano, serão contempladas 89, integrando 27 estabelecimentos de ensino a 26 Unidades de Saúde da Família.

Fonte: Semed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais