Aracaju sedia “Rei da Session” no dia 19 de julho

Armando e Pedro

Ocorre em Aracaju no dia 19 de julho, às 9h, na quadra de esportes do Colégio Estadual Dom Luciano,a primeira etapa do campeonato de skate ‘Rei da Sessions’. A iniciativa faz parte da primeira fase de um projeto encabeçado pelos amigos Armando ‘Badá’ e Pedro Pascoini.

Veja vídeo sobre o evento

A competição reunirá amantes do esporte vindos de todo o nordeste e contará com quatro provas, sendo que uma delas surpresa. “Os campeonatos padrão de skate tem sempre rampas e pistas, mas sempre há a possibilidade de diversificarmos”, diz Armando, com uma carreira de 23 anos no esporte e há 13 como fabricante de shapes (nome dado à prancha de madeira que sustenta os eixos do skate).

Os skatistas participantes passarão por provas em três modalidades: Campeonato de Linha – onde os obstáculos se assemelham aos encontrados nas ruas -, Campeonato de Ollie – salto mais alto, a partir do chão – e Game of Skate – manobras solo realizadas por duplas masculinas. Ainda durante o campeonato haverá apresentações de grafiteiros e das bandas ‘O Murro’ e ‘Mamutes’.

O vencedor será premiado e coroado ‘Rei das Sessions’. “’Sessions’ é o nome dado às seções ou manobras realizadas com o skate”, explica Armando. A expectativa é de que 50 atletas participem. O público estimado é de até 3 mil pessoas. As inscrições custam R$ 25 mais 2kg de alimentos, para os competidores, e apenas 2kg para o público em geral. As contribuições serão doadas a uma instituição de caridade.

Difusão do skate em Aracaju

Logotipo do evento
As segundas e terceiras fases ocorrem, respectivamente, nos dias 13 de setembro e 9 de novembro.  No espaço de tempo que haverá entre elas, Armando e Pedro levarão para a Zona de Expansão uma escolinha de skate e de grafite para crianças carentes. “Além de levar o esporte e a arte de rua a outros bairros, vamos envolver as escolas no projeto e tentar descriminalizar o skate”, acrescenta Pedro, que é skatista há dez anos.

A intenção é promover ainda mais o gosto pelo esporte radical nos jovens, pois Aracaju figura entre as cidades que contém nomes de peso. “Aqui nós temos os melhores atletas do nordeste e do mundo: Adelmo Júnior, que mora na Califórnia e o Fabrizio Santos, conhecido como ‘cara de sapo’, que ganhou o ‘Ásia X-Games’”, conta ‘Badá’.

Segundo ele, isso fez com que os aracajuanos em geral fortalecessem a cena do esporte local e fossem reconhecidos em locais como São Paulo, onde a modalidade é mais difundida. “Além de termos uma fábrica de shape, que vende pro nordeste, temos a Revista Ôxe, cujo tema é o esporte”, completa.

Por Diógenes de Souza e Glauco Vinícius

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais