Tênis de mesa se destaca cada vez mais em Sergipe

Esporte atrai cada vez mais atletas em Sergipe (Fotos: Portal Infonet)

O tênis de mesa ganha cada vez mais adeptos em Sergipe. A informação é do presidente da Federação Sergipana de Tênis de Mesa (FSTM), Guido Borges, que ainda conta que a realização de eventos nacionais, a exemplo da Copa Brasil, que acontece até domingo,15, no Constâncio Vieira, atraem cada vez mais pessoas para a modalidade.

O esporte, que ao contrário do que muitos pensam, envolve uma movimentação intensa do atleta, que precisa se deslocar constantemente para acertar a bolinha que pode chegar a uma velocidade de 150 km/h, já passou despercebido pelo Estado durante algum tempo. “O tênis de mesa sergipano ficou esquecido por muitos anos. Além de quase não haver local para treinar, as pessoas perderam o gosto pelo esporte por não existir incentivo para a prática da modalidade”, contou o presidente da FSTM.

Atleta sergipano Daniel Sobral acredita que ASTM contribuiu muito no crescimento do esporte no Estado

Guido acrescentou que após a Federação Sergipana voltar a ter boas relações com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), e da promoção de uma das etapas da Copa Brasil em 2010 em Aracaju, o tênis de mesa voltou a crescer e ganhou novos adeptos. “Havia muita gente que não acreditava que o esporte iria a voltar a se destacar, visto que a modalidade estava no anonimato. Porém, com a realização de um grande evento, aumentou a procura de pessoas interessadas em praticar o esporte”, relembrou.

Daniel Sobral, que compete na categoria rating A, foi um dos que ficou longe da modalidade por muito tempo. Afastado durante 10 anos, ele afirma que a abertura de um espaço especializado na prática do tênis de mesa foi decisiva para a retomada dos treinos. “A Academia Sergipana de Tênis de Mesa (ASTM) surgiu para suprir a necessidade dos atletas. A iniciativa de Guido de abrir este centro de treinos foi essencial para o crescimento do esporte aqui no Estado”, explicou o mesa-tenista, que reconheceu que a imprensa local teve um papel fundamental na divulgação e expansão da modalidade.

Hugo Hoyama elogiou os atletas sergipanos

Importância

Para o maior atleta brasileiro do tênis de mesa, Hugo Hoyama, que visita Aracaju pela segunda vez para ajudar na divulgação e desenvolvimento do esporte, o trabalho realizado aqui no Estado está surtindo muito efeito. Ele justifica a afirmação dizendo que o trabalho feito pela Federação Sergipana nunca foi tão eficaz. “Pelo que pude observar ao visitar a sede da FSTM, os atletas estão jogando com muita competência”, elogiou.

Hugo Hoyama ainda falou sobre os benefícios que o esporte proporciona. “O tênis de mesa, além de aprimorar os reflexos, faz com os atletas se disciplinem e pratiquem o respeito ao próximo. Outro benefício da modalidade, que também é absolvido pelos mesa-tenistas, é a concentração. Com o passar do tempo aprendemos a lidar com ela, que é fundamental durante os jogos”, ressalta o atleta.

Presidente da Federação Sergipana de Tênis de Mesa, Guido Borges

Estímulo

Para o presidente da Federação Sergipana, as escolas entendem a importância do tênis de mesa e exercem uma grande influência no aumento do interesse das crianças e adolescentes pelo esporte. Exemplo disso é o crescimento da prática da modalidade nos colégios do Estado.

João Marcos Moura, de 13 anos, da categoria infantil, treina há um ano e afirma que o motivo da sua entrada no tênis de mesa foi a visita de Guido Borges a instituição de ensino onde estuda. “Depois que o presidente da FSTM foi até a minha escola, me senti estimulado a começar a praticar o esporte”, contou o estudante que treina tanto no colégio quanto na Academia Sergipana de Tênis de Mesa.

Outra fonte de estímulo dos atletas é a família. Liosvaldo Macedo, pai do mesa-tenista Luciano Macedo, de 14 anos, é exemplo disso. Segundo o artista plástico, que sempre acompanha o filho nas competições, o apoio dos familiares é essencial para o desenvolvimento do atleta. “Faço questão de assistir aos jogos do meu filho, e acho que isso é muito importante para o esportista”, reforçou.

Copa Brasil acontece no Constâncio Vieira

Copa Brasil

Aracaju está sediando pela segunda vez uma das etapas do Circuito Copa Brasil de Tênis de Mesa. A competição, que está acontecendo no ginásio Constâncio Vieira, é palco de jogos de grandes promessas do tênis de mesa brasileiro. O evento é uma grande oportunidade para quem tem interesse em conhecer um pouco mais do esporte que, cada vez mais conquista um maior número de sergipanos.

Por Monique Garcez e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais