Jogos da Primavera transformam rotina dos estudantes

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

De olhos nos Jogos da Primavera 2012, maior evento esportivo estudantil do estado, promovido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), os alunos da rede estadual estão intensificando os treinos para as seletivas dos Jogos. Para os atletas que estão treinando no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP), não há tempo a perder quando se quer atingir boas colocações. Os jogos são organizados pelo Departamento de Educação Física (DEF).

Há apenas seis meses treinando a modalidade badmínton, o estudante João Mateus acredita que possa conquistar bons resultados nos Jogos da Primavera, assim como a sua companheira de modalidade, Bruna dos Santos, que espera ver o esforço nos treinamentos traduzido em medalhas. A jovem, que é estudante do Colégio Estadual Governador Valadares, relata que a oportunidade de praticar o esporte veio pelo convite da sua professora, o qual, segundo a atleta, foi uma chance que não desperdiçou. “O badmínton é estimulante, adoro praticá-lo”, ressaltou a aluna.

Juntos, os estudantes da rede estadual somam-se aos muitos alunos das redes públicas municipal e federal, além da particular, que usam o esporte como um instrumento de socialização e superação. “A prática esportiva desempenha um importante papel de inclusão social, sem falar que contribui na formação integral do estudante, além de revelar talentos esportivos nas escolas”, afirmou Gladston Menezes, assessor do DEF.

Ele ressalta que as competições esportivas provocam uma grande movimentação dentro da escola. Segundo o assessor, os Jogos da Primavera surgiram com o intuito de elevar a participação das instituições de ensino em atividades esportivas e resgatar a função social do esporte.

Superação

A atleta paraolímpica Natalia Leão é um bom exemplo de como o esporte pode transformar a vida e superar dificuldades. Medalhista sergipana nas Paraolimpíadas Escolares 2011, na modalidade natação, a atleta encarou a atividade esportiva como meio para desenvolver suas potencialidades. “O esporte é tudo para mim, foi o que possibilitou me reafirmar socialmente e mostrar às pessoas tidas como ‘normais’ que não é o fato de a pessoa ter uma deficiência física que vai impedi-la de praticar uma atividade esportiva”, comentou.

Gladston, que é professor de educação física, acredita que o esporte tem em si o caráter educativo, ajuda na questão da socialização e na saúde. “Pesquisas têm mostrado que daqui a alguns anos metade da população brasileira vai estar com sobrepeso. Outro dado alarmante é que 92% da população nordestina é sedentária. Um dos papéis da escola é usar atividade física como meio de fomento à saúde, exemplo do esporte”, explicou.

Esporte versus drogas

A atividade esportiva, por ter a capacidade de agregar limites, regras de competição e a preocupação com o bem-estar físico, torna-se um elemento importante para o processo de formação do indivíduo, capaz de agregar valores de estilo de vida saudável que contribuem para afastar o jovem do mundo das drogas.

Josevan Luis da Silva, nadador desde a infância, enfatiza a importância do esporte para um estilo de vida saudável longe das drogas. Para Josevan, o esporte possibilita que ele viaje para muitas competições e ganhe medalhas. “É muito bom. Todos deveriam praticar, independentemente de participar de competições”.

Já o estudante Oscar Victor da Silva ressalta que o esporte sempre o motivou a alcançar os objetivos. “Não fico mais em casa sem fazer nada. Venho para a piscina e treino. A minha alegria é competir”, relatou o estudante.

Gladston explica que a pessoa que participa de um esporte e quer ter resultado acaba se afastando das coisas que prejudicam esse rendimento como as drogas. “Quem se envolve com drogas tem todo o seu fisiológico comprometido. O esporte é um dos caminhos para afastar as pessoas dessa situação”, acentuou.

Jogos da Primavera

Os XXIX Jogos da Primavera 2012 estão sendo realizados através de duas etapas: a primeira compreende a realização das seletivas na modalidade futsal. Em Aracaju, essas seletivas vão ocorrendo através dos Jogos Escolares da TV Sergipe. Já no interior a Seed está promovendo os jogos, com exceção de Socorro, cuja seleção está ocorrendo dentro dos jogos escolares socorrenses.

Já para as demais modalidades, as seletivas serão realizadas através da fase estadual das Olimpíadas Escolares, categoria “A”, com estudantes de 12 a 14 anos. A 2ª etapa será a etapa final dos XXIX Jogos da Primavera 2012, a qual envolverá todas as redes de ensino em um sistema único de competição, de 21 a 30 de setembro.

Seletivas

As seletivas para os Jogos da Primavera foram abertas no último dia 20, através dos IV Jogos Escolares Socorrenses, evento que seleciona escolas das redes públicas estadual e municipal de Socorro na modalidade futsal, categorias “A” 12 a 14 anos e “B” 15 a 17 anos.

As seletivas da capital seguem com os Jogos Escolares da TV Sergipe, na modalidade futsal, categorias A e B. As inscrições encontram-se abertas até o dia 30. Já as competições serão realizadas no período de 15 a 31 de maio, no Ginásio de Esportes do Sesi, situado no conjunto Augusto Franco.

Para os outros municípios serão realizadas as seletivas do interior sergipano na modalidade futsal na categoria A. As inscrições foram abertas no dia 10 de abril e se encerrarão no dia 5 de maio. Estes jogos serão realizados exclusivamente pela Seed e acontecerão de 20 a 15 de maio. Os colégios interessados devem acessar o site da Secretaria (www.seed.se.gov.br/jogos) e verificar os procedimentos. Já as escolas públicas estaduais devem fazer a inscrição através do Siga.

Fonte: Ascom Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais