![]() |
Triathlon ganha mais adeptos em Sergipe (Fotos: Portal Infonet) |
O triathlon, esporte que envolve natação, corrida e ciclismo, está ganhando cada vez mais adeptos em Sergipe. A informação é do presidente da Federação de Triathlon do Estado de Sergipe (Fetrise), Augusto César, que também disse que, por conta do crescimento do esporte, o Estado vai receber uma etapa do Pan Americano de Aquathlon em agosto.
Para Augusto, o esporte, que no ano passado contava com a participação de cerca de 22 atletas nas competições, hoje é praticado por uma média de 70 pessoas durante os eventos esportivos. O presidente da Federação ainda falou sobre a implantação do paratriathlon. “Em Sergipe temos alguns atletas com deficiência que, quando não competem na categoria de revezamento, na qual pessoas diferentes competem em cada modalidade, participam individualmente”, acrescentou.
Promessa
![]() |
Rômulo espera bons resultados das próximas competições |
Em Sergipe, um esportista que vem se destacando é Rômulo Menezes, 17, que recebe o auxílio bolsa-atleta. Apesar de ser novo, em apenas um ano e meio ele já conseguiu a 1ª colocação na categoria Júnior, e a 3ª no ranking Geral. Para Augusto, essas conquistas são fruto da dedicação do atleta. “Antes de entrar para o esporte, Rômulo já praticava natação, que é fundamental para o triathlon”, comentou o presidente da Federação, que ainda disse que o atleta tem tudo para crescer.
Rômulo espera adquirir mais conquistas, e para isso está se preparando para inúmeras competições. “Em julho vou participar de mais uma etapa do Campeonato Sergipano e do Sul Americano de Aquathlon, em Fernando de Noronha. Já em agosto e setembro, participo da 3ª etapa da Copa Brasil em Manaus, do Pan-Americano em Sergipe, do Ibero-Americano em Vila Velha, e da 4ª etapa da Copa Brasil em Cuiabá”, contou o atleta, que também planeja participar das últimas competições do calendário sergipano, que acontecem em novembro e dezembro.
![]() |
Presidente da Fetrise, Augusto César |
Esporte
O presidente da Fetrise explicou que as competições de triathlon podem ser realizadas de diferentes formas. Além da sequência natação, ciclismo e corrida, que configura o triathlon, há o duathlon, variação em que são realizadas as provas de corrida, ciclismo e corrida, e o aquathlon, na qual acontece uma etapa de corrida, outra de natação e mais uma de corrida.
Augusto ainda falou sobre o apoio que o esporte recebe em Sergipe. “A imprensa e os órgãos da prefeitura e do governo são fundamentais para o desenvolvimento do triathlon, que além de sempre receber novos atletas, proporcionou que competidores que possuem destaque no Brasil pudessem competir em Sergipe”, destacou.
Por Monique Garcez e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B