Wanderlê denuncia omissão de informações em acidente de Angra II

Ao tomar conhecimento, na tarde desta terça-feira, 26, do acidente ocorrido na usina nuclear de Angra II, no Rio de Janeiro, o deputado estadual Wanderlê Correia (PMDB), ficou indignado. Opositor da retomada do programa nuclear no Brasil, o parlamentar afirmou que as reais proporções do problema dificilmente serão conhecidas, pois há um histórico de desinformação deliberada sempre que algum acidente ocorre, em qualquer lugar do mundo.

Ocorrido no último dia 15 de maio, o vazamento de material radioativo só foi divulgado na tarde de ontem, pela Eletronuclear, a estatal que comanda o projeto nuclear brasileiro. De acordo com a empresa, três funcionários foram contaminados. Já o Conselho Nacional de Energia Nuclear (CENEN) divulgou que foram quatro as pessoas atingidas pelo material radioativo. “É um absurdo que só dez dias após a ocorrência desse fato de extrema gravidade a sociedade tome conhecimento. E, além 
disso, há uma clara contradição entre as informações fornecidas pela Eletronuclear e o CENEN”, declarou.

Para o professor Wanderlê, há outro fato que deve ser levado em consideração: a Eletronuclear garantiu publicamente que o vazamento foi imediatamente informado à prefeitura de Angra dos Reis e ao Ministério das Minas e Energia. Entretanto, quando a imprensa procurou a prefeitura, na tarde desta terça-feira, 26, a informação foi de que o órgão ainda não havia sido informado oficialmente.

“Todas estas contradições e informações confusas levam à conclusão de que algo muito grave pode estar sendo escondido da opinião pública. Precisamos estar atentos e mobilizados para evitar que mais tragédias venham a acontecer em nosso país, haja vista que a construção de Angra III foi aprovada recentemente, apesar de vários protestos e críticas de especialistas”, concluiu.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais