Servidores e governo debatem extinção da Cohidro

Reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira, 11 (Foto: Sindisan)

Preocupados com a possibilidade de uma demissão em massa, os servidores da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Empresa de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (Pronese) e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) participaram de uma reunião na tarde desta quarta-feira, 11, com o secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca, Esmeraldo Leal dos Santos.

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado de Sergipe (Sindisan) e os dirigentes da  Associação dos Servidores da COHIDRO (ASC) aproveitaram a oportunidade para expor a insatisfação da categoria, que até entende se houve uma fusão, mas é veemente contra a extinção da empresa, destacando a importância do Cohidro para autonomia no estado de Sergipe.

“Um estudo recente do Dieese mostrou que Aracaju está entre as capitais com a cesta básica mais barata. E isso se deve aos produtos que vem dos perímetros irrigados da Cohidro”, exemplifica.

De acordo com Sérgio Passos, a manutenção da Cohidro também evita o êxodo rural, já que a empresa faz a perfuração de poços artesianos para comunidades e associações de moradores, sendo muito importante para a agricultura familiar e produção de alimentos em geral.

Sérgio Passos faz uma boa avaliação da reunião, destacando que ficou definida a formação de uma comissão composta por representantes da Cohidro, Pronese e Emdagro que deverá fazer um levantamento dos aspectos sociais do problema e apresentá-lo à comissão de representantes do Governo de Sergipe. "O governo só vê a questão técnica e financeira. Então, nós faremos um levantamento social para apresentar aos gestores", conta.

“Também iremos mobilizar servidores e agricultores para que eles mostrem a importância da empresa na vida deles”, diz ao destacar que todos estarão presentes no Bloco Siri na Lata, bloco da Central Única dos Trabalhadores (CUT), usado como protesto, que sai às ruas nesta sexta-feira, 13.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais