Processo de Parcerias Público Privadas discutido na PMA

Evento aberto na manhã desta segunda-feira, 23 (Fotos: Portal Infonet)

A Prefeitura de Aracaju deverá dar início nos próximos meses ao processo de Parcerias Público Privadas (PPPs) e com isso está sendo realizado no Centro Administrativo José Aloísio Campos, o Workshop “Experiências Britânicas e Brasileiras em Parcerias Público Privadas de Infraestrutura Social”. Na ocasião, o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Igor Albuquerque anunciou projetos que incluem áreas como iluminação pública, construção e manutenção do edifício-garagem nos mercados centrais e manutenção dos próprios mercados.

“No último dia 19 de março foi instalado o Conselho Gestor do Programa Municipal de PPPs em Aracaju e temos projetos prioritários a serem desenvolvidos esse ano, com processos que incluem áreas como iluminação pública, construção e manutenção do edifício garagem nos mercados centrais de Aracaju e manutenção dos próprios mercados. Esses são alguns projetos que a prefeitura tem estudado  e dentro em breve vai lançar para a comunidade empresarial para verificar se têm interesse de tocá-los, melhorando a gestão nessas áreas”, adianta.

Secretário Igor Albuquerque

O titular da Seplog disse ainda que a intenção do município é apresentar à sociedade aracajuana esse modelo, de como os parceiros privados podem contribuir em algumas áreas onde não é necessária a intervenção direta da ação estatal. “E desse modo fazer com que a administração pública seja mais eficiente, atendendo a população de uma forma mais direta com ações em diversas áreas como saúde, educação, transporte e mobilidade urbana”, enfatiza.

Igor Albuquer afirmou que as Parcerias Público Privadas já deixaram de ser o futuro da administração pública. “Hoje elas são o presente de qualquer gestão pública moderna que se pretenda eficiência na condução dos processos e eficácia no atendimento das demandas da população. Esse evento é a continuidade do projeto Aperfeiçoando as PPPs no Brasil. Em maio do Ano Passado fomos à Londres para conhecer algumas experiências britânicas em parcerias público-privadas já que aquele país tem mais tradição que o Brasil nessa seara”, ressalta.

Dificuldades

Prefeito João Alves Filho recepciona os empresáros britânicos

O prefeito João Alves Filho (DEM) destacou a importância do Workshop com a participação de palestrantes britânicos.

“É um evento muito importante. Ano passado nós fomos convidados pelo Governo Inglês para conhecer o processo de financiamento por meio das PPPs, passamos um dia de grande aprendizado, conhecendo várias áreas, como hospitais, escolas. É um sistema muito interessante porque junta o capital privado com o público. É um sistema altamente eficiente e hoje como nós estamos com dificuldades imensas a nível de Brasília, essa é uma alternativa que não podemos deixar de aproveitar. Fortaleza está cheia de obras com esse modelo. Estamos recebendo a delegação inglesa e é uma oportunidade de avançarmos no processo”, entende.

Richard Leach destacou a troc de experiências

Participantes do workshop

Secretário João Augusto Gma representou o governador no evento

De acordo com o diretor assistente do Healthcare do Reino Unido para a América Latina, com sede no Consulado Geral Britânico em São Paulo, Richard Leach [que falou sobre ‘Experiência Britânica em PPP de Saúde’], além de trazer as experiências britânicas nessa parte das PPPs, quer aprender com o Brasil.

“O Brasil possui muitas experiências interessantes, como o sistema de saúde comunitário que podemos levar para o Reino Unido. O objetivo desse evento é justamente essa troca de experiências entre os dois países”, diz Richard Leach.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais