Federação discute política de valorização do servidor

Encontro foi promovido pela Fetam (Fotos: Portal Infonet)

‘A grande parte dos gestores não tem uma política de valorização do servidor público’. Foi essa a avaliação feita pela presidente da Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Sergipe (Fetam/SE), Itanamara Guedes durante um encontro promovido pela federação.

Para modificar esta realidade, a Federação promoveu na manhã desta sexta-feira, 3, o balanço sobre a campanha salarial dos sindicatos que são filiados da CUT e a Fetam, bem como discutiu medidas a ser tomadas para a valorização do servidor público. Diversas lideranças sindicais de municípios sergipanos participaram do encontro.

De acordo com a presidente da Fetam, Itanamara Guedes, e também presidente do Sindiserv de Glória, apesar do município de Nossa Senhora da Glória ter oferecido um reajuste digno a categoria, a realidade em outros municípios sergipanos a situação é diferente.

Segundo a presidente da Fetam, Itanamara Guedes 

“Temos 75 municípios e já temos 50 sindicatos municipais filiados a CUT e Fetam. Existem municípios onde o diálogo é mais fácil com o gestor, mas a grande maioria não é fácil e ainda tem a cultura do coronelismo e de não valorizar o servidor público, de não atender os sindicatos ou dirigentes sindicais e há todo um processo de luta para convencer que eles são representantes dos trabalhadores. Já em alguns municípios a exemplo de Glória a realidade é diferente. Nós esse ano conseguimos o aumento salarial de 8.8% dentro da nossa data base que é fevereiro, sendo para todas as categorias, desde o médico até o gari, mas a grande realidade não é a de Glória, no entanto, toda vez que o sindicato tem fortalecido e a Fetam e a CUT tem atuado, a gente consegue avanços por meio de ações judiciais”, afirma.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores, Rubens Marques, avalia como positiva a reunião promovida pela Federação. “Uma coisa é o sindicato pequeno do servidor discutir as questões de uma forma isolada, outra é quando ele discute a partir de uma federação. Então a Fetam é a entidade filiada à CUT e tem cumprido exatamente esse papel de unificar o sindicato para discutir pautas comuns”
Durante o encontro ficou firmado que os servidores presentes assumiram o compromisso de elaborar uma campanha de valorização do servidor público municipal e também pretendem reforçar sua participação na CUT/SE.

Também foram eleitos dirigentes que irão participar do Congresso Estadual da CUT a ser realizado no mês de agosto em Aracaju.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais