Projeto Música no Museu traz musical e concerto

Harpista Thais Rabelo e o contrabaixista Jair Maciel (Foto: Museu da Gente)

O projeto Música no Museu, considerado a maior série de música clássica do Brasil na atualidade, volta a acontecer em Aracaju e trará novamente ao palco do auditório do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda a harpista Thais Rabelo e o contrabaixista Jair Maciel.

O recital, que acontecerá no dia 19 de maio, às 19h, integrará o XI Festival Internacional de Harpas do Rio de Janeiro, que mais uma vez se estende à capital sergipana, através de uma promoção do Museu da Gente Sergipana e apoio cultural do Instituto Banese.

Durante o concerto, a harpista Thais Rabelo interpretará peças solo e formará duo com o músico Jair Maciel, no contrabaixo acústico. O repertório contará com peças regionais e brasileiras através de interpretações de músicas de compositores renomados. Dentre as peças estão Ave Maria Sertaneja (Luiz Gonzaga), Rosa Amarela (Villa Lobos) e Carinhoso (Pixinguinha).

Esse ano o projeto Música no Museu, no Museu da Gente Sergipana, trará uma novidade. No dia seguinte ao recital, 20 de maio, será realizado um concerto didático, às 16h, com o objetivo de aproximar o público desse instrumento tão erudito que é a harpa, contextualizando as peças tocadas, fazendo uma explanação sobre o instrumento e seus principais efeitos sonoros, além de dar a oportunidade aos presentes de tirarem um som do instrumento. Com a participação especial da Orquestra Jovem de Sergipe, o concerto contemplará um repertório de músicas brasileiras, a exemplo de três cirandinhas de Villa Lobos; Que Lindos Olhos (Villa Lobos); Paulistana n. 1 (Claudio Santoro) e Asa Branca (Luiz Gonzaga).

O recital e o concerto didático são abertos ao público em geral, com entrada gratuita. O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju. Mais informações, pelo telefone (79) 3218-1551.

Música no Museu 

O projeto, iniciado no ano de 1997, é realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e Ministério da Cultura e foi reconhecido pelo RankBrasil como a maior série de música clássica do Brasil. Todos os concertos do projeto são gratuitos, englobando diversos gêneros musicais, contemplando desde a Música Antiga até a Contemporânea, com uma variação enorme de intérpretes e seus respectivos instrumentos, trazendo ainda um caráter didático de formação de plateia. A outra peculiaridade é a valorização de compositores brasileiros contemporâneos, além de nomes internacionais e nacionais já consagrados.

RioHarpFestival

Considerado a maior série de concertos de harpa no Brasil e uma derivação do projeto Música no Museu, em seus concertos de outono, O RioHarpFestival ganhou importância internacional e hoje é um dos maiores festivais de harpa do mundo. Essa é a 11ª edição de um produto cultural sólido e de carreira contínua, apresentando ao público nomes consagrados da harpa e promovendo sua habitual volta ao mundo em torno do som deste que é um dos mais antigos instrumentos musicais da história da humanidade.

Fonte: Instituto Banese/Museu da Gente Sergipana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais