Encontro Nordestino: Secult esclarece dúvidas do edital

A oficina de orientação aconteceu no auditório da bilbioteca (Foto: Secult)

Artistas e produtores culturais estiveram reunidos nesta terça-feira, 17, para esclarecer dúvidas sobre as inscrições do Edital do II Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo 2016. Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) a oficina de orientação aconteceu no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, ministrada pela equipe responsável pelo edital.

De acordo com a diretora de Fomento e Políticas Culturais da Secult, Tiara Câmara, a intenção da oficina é orientar, principalmente, sobre a documentação exigida pelo Edital. “Diariamente, muitas pessoas buscam a Secretaria para tirar dúvidas, mas este encontro ofereceu uma palestra demonstrativa das inscrições, que é, justamente, o momento em que mais dúvidas aparecem”, explicou.

Este ano, nove categorias estão disponíveis para inscrições, divididas em critérios como: artistas locais, regionais, nacionais, grupos, quadrilhas, trios, artes cênicas, cultura popular, entre outros. As inscrições seguem abertas até o dia 31 de maio de 2016, às 13h, sendo permitida apenas a participação de pessoas jurídicas.

Para o músico e sanfoneiro, Lucas Campelo, o edital tem um papel de incentivo para a formalização dos artistas e do processo de seleção. “O Edital faz com que, cada vez mais, o artista se formalize e se preocupe em produzir um material de divulgação do seu trabalho. É uma forma de profissionalização dos músicos. A reunião ajudou a esclarecer muitas questões de interpretação do Edital, que às vezes podem deixar dúvidas”, afirmou.

O ator e diretor de teatro, Luca Pineyro, contou que soube da oficina pela internet e ficou muito interessado em entender melhor sobre a categoria que pretende se inscrever. “Acho muito positiva esta aproximação da Secretaria de Cultura com o meio artístico. Além disso, pude rever várias dúvidas como, por exemplo, sobre os espaços disponíveis para apresentação. Acredito que o Edital pode melhorar em alguns itens, como em relação à distribuição de vagas, por exemplo, mas a iniciativa já é muito boa”, opinou.

Interessados em participar devem acessar o edital e as fichas de inscrições disponíveis no site da Secult em www.cultura.se.gov.br, no link “Editais”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179-1916 ou de segunda a sexta–feira (das 8h às 13h), na sede da Secretaria, localizada na Rua Vila Cristina, 1051, bairro 13 de Julho, Aracaju.

Fonte: Secult

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