Secult e Seed lançam projeto voltado para o patrimônio

Lançado o projeto 'Uni Uni Vê, Venha, Venha Conhecer' (Foto: Secult)

Em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, 17 de agosto, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) lançaram o Projeto de Educação Patrimonial “Uni Uni Vê, Venha, Venha Conhecer”. Desenvolvido através da Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult (DPHAC), a ação tem como objetivo de informar e conscientizar alunos e educadores, da rede pública de ensino, sobre o papel dos bens históricos e culturais de Sergipe. A iniciativa conta com o apoio do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional em Sergipe (Iphan – SE).

“É de suma importância que este projeto seja desenvolvido com a parceria da Secretaria de Educação e com o Iphan, ligando a juventude, à cultura e à educação. Nossa intenção é levar o projeto para outras cidades do Estado, promovendo a valorização do nosso patrimônio histórico, artístico e cultural”, afirmou o Secretário de estado da Cultura, Irineu Fontes.  Até o final do ano, estão previstas atividades em Simão Dias, São Cristóvão, Laranjeiras, Maruim, Estância, Propriá, Cristinápolis, Poço Redondo, Carmópolis e Rosário do Catete. Todos estes municípios têm bens tombados pelo Governo do Estado.

Agradecendo a todos os presentes, secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho do Nascimento, falou sobre o papel da escola na conscientização sobre a cultura das pessoas. “Para a Secretaria de Educação é muito importante este trabalho, em parceria com a Secult e com o Iphan, considerando que educar as pessoas, é transmitir e ensinar cultura. Muitas vezes esquecemos o quanto a cultura faz parte de nós, presente em todos os nossos modos de ser e todas as formas de viver”, declarou Jorge Carvalho.

Durante a abertura, que ocorreu no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, o superintendente do Iphan, Kleber Rocha, também falou sobre a necessidade de se investir em educação patrimonial. “Este debate tem como intenção fazer os jovens entenderem a importância de preservar os bens culturais, a nossa memória e identidade. Então esta é uma oportunidade para os estudantes conhecer mais o patrimônio do nosso Estado”, ressaltou.   

Um dos temas abordados foi “Alimentos Tradicionais Regionais e a influência dos grupos étnicos raciais”, apresentado pela professora Janaína Couvo Aguiar. “Minha intenção é mostrar para os alunos que a nossa alimentação, revela muito sobre identidade cultura. Isso parte de uma longa pesquisa que tenho feito, sobre alimentação, patrimônio e cultura”, contou.

O lançamento do projeto e as palestras com especialistas foram assistidas pelos alunos do ensino médio das Escolas Estaduais Gonçalo Rollemberg Leite e Profª Ofenísia S. Freire. Para a professora de artes, Érica Nunes, o projeto é viabiliza aos alunos conhecerem mais sobre sua própria cultura. “Estas palestras dão visibilidade ao patrimônio histórico, artístico e cultura, o que é muito importante até mesmo para a autoestima dos alunos. É uma forma de incentivá-los a valorizar e preservar o patrimônio da cidade onde vivem”, defendeu. 

As ações desenvolvidas pelo Projeto “Uni, uni, vê, venha, venha conhecer” integram o “Programa Preserva Sergipe, Esse Patrimônio é Nosso”. “O projeto pretende funcionar como uma ferramenta que tem como finalidade mais do que fazer com que o aluno valorize e reconheça a sua herança histórica, mas também fazer com que ele multiplique os conceitos da conservação, preservação e salvaguarda desses bens”, acredita o diretor do DPHAC da Secult, Marcos Paulo Carvalho Lima.

As palestras da primeira etapa de serão repetidas no dia 24 de agosto, para outras turmas de estudantes, no auditório da Biblioteca, localizada na Rua Villa Cristinha, s/n, Bairro 13 de Julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179 – 1928. Confira a programação da próxima atividade:

Dia 24 de agosto – Ensino Médio
Local: Auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória

08h – Abertura

08:30 – Prof. Marcos Paulo Lima/DPHAC– O que é Patrimônio Cultural?
09:10 – Prof. Claudefranklin Monteiro/UFS –  O tema patrimônio cultural no ensino universitário

09:50 – Lanche

10:20 – Profa Janaína Couvo Aguiar/SEED – Alimentos Tradicionais Regionais e a influência dos grupos étnicos raciais.
10:40 – Profa Vânia Correia/DPHAC –  Perguntas e Respostas
11:30 – Apresentação Cultural

Fonte: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais