(Tokyo Kazoku). Japão, 2013. Direção de Yoji Yamada. Roteiro de Emiko Hiramatsu e Yamada. Produção de Hiroshi Fukazawa, Kazutaka Akimoto. Direção de Fotografia: Mafumi Chikamori. Montagem de Iwao Ishii. Música de Joe Hisaishi. 146m, 12 anos. Cia. Produtora: Shochiku. Distr. nos cinemas: Europa Filmes. Com Kazuko Yoshiuki, Isao Hashizume, Masahiko Nishimura, Tomoko Nakaima.
Gênero – Drama
Sinopse – Tomiko e Shukichi, um velho casal que vive numa cidade litorânea do interior, resolve visitar seus três filhos adultos, moradores de Toquio. A visita muda a rotina dos filhos e produz pequenos conflitos.
Apreciação – Aos 82 anos, o diretor japonês Yamada mantéms-se em sua habitual jornada intimista, neste filme que é refilmagem do mais conhecido trabalho de Yasujiro Ozu. Conhecido mais como artesão do que como esteta e, por isso, não raro colocado em segundo plano numa avaliação crítica do grande cinema japonês, abaixo de mestres como Kurosawa e Mizoguchi, Yamada atualiza a obra de Ozu sem traí-la. E, o que é melhor, sem tentar imitá-la, por mais que se assemelhem as linhas gerais do enredo.
A ver, portanto.
Fique de Olho – Na direção sobremodo criativa e original de Yamada.
Por Ivan Valença
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B