Carta de Jader Barbalho conteria pedido a Jackson Barreto

A expectativa no mundo político é que o presidente estadual do PMDB, Sr. Jackson Barreto, faça, entre hoje e amanhã, o anúncio de apoio à candidatura do Senador Antônio Carlos Valadares à Prefeitura de Aracaju. A “desculpa” ele já encontrou: teria recebido uma carta – cujo teor não foi divulgado – do Senador Jader Barbalho fazendo um apelo para que seguisse o caminho do diretório municipal do partido e apoiasse o Senador. A vitória de Valadares fortaleceria o partido, que teria uma cadeira a mais de Senador. A demora do anúncio estaria no convencimento ao Prefeito João Gama a fazer o mesmo. O Prefeito sempre disse, e repetiu, que para onde Jackson Barreto pender ele iria atrás, porque deve a ele sua carreira política. Há ainda o componente de hostilização do Partido dos Trabalhadores no apoio à Deda, para uma tomada de decisão de Gama. Este, porém, adoraria “empurrar com a barriga” e transferir este apoio apenas no segundo turno.

A entrada de Jackson Barreto na campanha do Senador Valadares não deve alterar muito o quadro atual, que dá plena vantagem ao candidato do Partido Socialista Brasileiro. Mesmo que esse apoio signifique um bom número de votos a mais, não há como escapar de um segundo turno. Acredita-se que o Senador Valadares, com este apoio, poderia chegar aos 36% das intenções de votos, mas no segundo lugar estão embolados os Srs. Almeida Lima e Marcelo Déda. As duas últimas pesquisas divulgadas, dão o Sr. Almeida Lima na segunda colocação com 25% das intenções de votos e o Sr. Marcelo Déda com 22%. A margem de erro nestas pesquisas ficou entre 4 e 5%. O Senador Valadares, como se vê, terá uma vitória fácil no primeiro turno. A surpresa destas últimas pesquisas é a posição de “lanterninha” ocupada agora pelo deputado Ismael Silva, com 1% dos votos, perdendo até mesmo para o político não profissional Adelmo Macedo, que tem 2% das intenções de voto.

Sendo inevitável um segundo turno, e se o combate se der entre o Senador Valadares e o o Sr. Almeida Lima, o Sr. Jackson Barreto se engaja de corpo e alma na eleição do candidato do PSB. Jackson faz qualquer coisa para derrotar o primo. O Prefeito Gama também. Se o segundo candidato for o Sr. Marcelo Déda, Gama fica numa situação difícil, a não ser que se defina logo agora pela candidatura de Valadares. Jackson fará campanha para Valadares, mas não com o ardor de tendo Almeida como concorrente. Uma coisa é certa: haverá 2º turno. As lideranças políticas que se virem para dar as explicações ao próprio povo.

Em todo este “imbróglio”, posição cômoda é a do governador Albano Franco. Não tem se metido na campanha de Aracaju – pelo menos, não oficialmente – mas pôs gente sua nas coligações dos Srs. Antonio Carlos Valadares e José Almeida Lima. Este nega peremptoriamente um apoio, mesmo às escuras, do governador Albano Franco, mas há gente do PSDB apoiando esta candidatura, que só faria isto mediante uma liberação do governador Albano Franco. Um exemplo: o deputado Fabiano Oliveira e o vereador Adelson Barreto. Adelson, como se sabe, chegou a ter seu nome cogitado a uma candidatura à Prefeitura, fato tramado no próprio Palácio de Despachos do governador.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais