Estudantes protestam durante palestra do presidente em exercício

Estudantes protestam durante evento
O último compromisso agendado pelo presidente da República em exercício, José Alencar, durante sua visita ao Estado de Sergipe, foi a apresentação de uma palestra, intitulada “A retomada do crescimento sustentável da economia brasileira”, durante o ciclo de debates “As reformas estruturais e o desafio do crescimento”, organizado pela Universidade Federal de Sergipe com apoio do Fórum Empresarial de Sergipe e da Fundação Augusto Franco, realizado no Centro de Convenções no início da noite de ontem. O que ninguém esperava é que dezenas de alunos – encabeçados pelo Diretório Central dos Estudantes da UFS – tomassem o local e, com faixas e palavras de ordem, fizessem um protesto durante o discurso do presidente.

 

Alencar: vaias e democracia
Apesar do constrangimento causado pela iniciativa dos estudantes, Alencar saudou os componentes da manifestação e afirmou que era assim que se fazia democracia. “Ainda bem que estamos em um país onde jovens, como vocês, podem se manifestar livremente e brigar por aquilo que acreditam”, contemporizou. Apesar dos elogios, os alunos não pararam de vaiar autoridades que eles consideravam desafetos e, durante o evento, tentaram conseguir um espaço para manifestar o desagrado com o que eles consideram uma “política educacional equivocada” por parte do governo Federal.

 

“Esta é uma oportunidade rara de externar o que nós, enquanto

Sherlock: oportunidade de protestar
estudantes universitários, presenciamos em relação às propostas do governo para a Reforma
Universitária. Esse ano, até novembro, deve ser encaminhado um projeto de Lei Orgânica que vai reformar as universidades brasileiras, tanto públicas, quanto privadas. E o que compreendemos, a partir da leitura dos documentos oficiais, é que a proposta do governo não vem fortalecer o caráter público das universidades públicas”, afirmou Gerri Sherlock Araújo, secretário de Formação Política do DCE da UFS.

 

Enquanto os alunos esperavam uma oportunidade para falar sobre os problemas que lhes afligiam, o reitor da Universidade Federal,
Lima: debate sobre questões atuais
professor José Fernandes de Lima, explicou a importância do debate e da participação do vice-
presidente. “É muito importante a presença do presidente neste momento porque dá uma dimensão do que é que nós estamos querendo realmente fazer com esse tipo de debate que nada mais é que discutamos no nosso Estado as questões que estão na agenda nacional. Então uma vez que resolvemos discutir essas transformações, a necessidade de retomarmos o conhecimento, e nós encontramos a disposição do presidente em exercício de estar conosco, é um testemunho do crédito que ele dá ao nosso Estado, a UFS, ao Fórum Empresarial de Sergipe e a Fundação Augusto Franco”, explicou.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais