II Congresso da Cidade continua hoje

E o debate sobre sobre o Plano Diretor da Cidade de Aracaju continua. Hoje, dia 28, o II Congresso da Cidade, que está sendo realizado no Hotel Parque dos Coqueiros começa cedo e segue ao longo do dia culminando com a plenária final. Nela vão ser votadas as propostas feitas pelos grupos de discussão, além de tirado os delegados que irão representar a capital sergipana  na Conferência Estadual das Cidades.

Aberto ontem, às 18 horas, com a participação de representantes do Ministério das Cidades, o Congresso contou com duas palestras: “Reforma Urbana”, ministrada pelos representantes do Ministério das Cidades e “Habitação e Planejamento Urbano”, cuja palestrante foi a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães. Para hoje estão programados, às 9 horas, a plenária de aprovação do regimento interno e, às 10 horas, inicia-se a discussão do trabalho do grupo “Avaliação do Plano Estratégico Aracaju + 10”.

Às 11h30, começam os debates sobre os resultados dos trabalhos do grupo temático “Construindo uma Política Nacional de Desenvolvimento Urbano”, às 11h30. Depois do intervalo para o almoço, às 14 horas, acontece a plenária final. O congresso é aberto a todos os cidadãos, contudo só tem direito a voto os delegados eleitos por entidades, além dos considerados natos que são os conselheiros municipais e os delegados do orçamento participativo, conforme explicou a secretária de Planejamento Municipal, Lúcia Falcon.

“O congresso é uma grande reunião que está acontecendo pela segunda vez, o primeiro foi em 2003, para ajudar o Governo Municipal a fazer o planejamento de longo prazo da cidade, pois o plano diretor é elaborado para um período de 10 anos. O espaço é aberto para a participação de qualquer cidadão, mas como delegados nos temos representantes de entidades que tenham mais de dois anos de constituída, como ONGs e associações de bairro. Além de vereadores, e dos delegados natos: conselheiros municipais e delegados do orçamento participativo”, comentou a secretária. 

Lúcia acrescentou ainda que na contabilidade realizada na noite de ontem o foram inscritos 1600 delegados que vão avaliar o plano diretor, além de detectar questões que precisem ser melhoradas  e acrescentar pontos para que o plano seja sempre aperfeiçoado. “O objetivo é discutir a ocupação da cidade de forma organizada, além de aspectos como a preservação ambiental e normas de construção, dentre outros”, concluiu a secretária.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais