Movimento de eleitores nos colégios ainda é grande

Ao contrário do colégio Amadeus, filas no colégio Dom Luciano estão pequenas
Faltando menos de duas horas para o encerramento da votação do Referendo sobre a comercialização de armas de fogo e munição no Brasil, muitos eleitores ainda estão dirigindo-se as suas respectivas seções eleitorais para votar. O movimento é grande nas ruas e em muitas escolas. Este é o caso do colégio Amadeus, situado à rua Estância, no centro da Capital.

Segundo o Edinaldo Egídio de Oliveira, representante de juiz, o movimento no colégio foi grande pela manhã, mas inda continua intenso pela tarde. “Até o momento está tudo tranqüilo. A única reclamação das pessoas é com relação ao tamanho das filas. Em função do agrupamento de algumas seções o número de eleitores por salas aumentou. Antes tínhamos cerca de 300 pessoas e hoje em alguns casos chegamos a ter quase 1.000”, explicou.

Outro ponto que Oliveira destaca é com relação ao número de funcionários em cada sala. “Num processo eleitoral comum temos cinco pessoas trabalhando em cada sala. Para o Referendo este número diminuiu. Hoje contamos com quatro. Isto tem tornado o processo mais lento também”, comentou o representante de juiz que acrescentando que o estresse da demora não afeta somente ao eleitor, mas também, aos que estão trabalhando. Contudo, apesar do grande número de pessoas nas filas a votação tem sido rápida.

Com relação às justificativas, Edinaldo Egídio de Oliveira afirmou que o número tem sido grande. “Muitas pessoas estão procurando os formulários para justificar seu voto e isto também tem aumentado o movimento nas seções, já que são nelas que os eleitores devem entregar a justificativa de ausência”, declarou Oliveira, informando que há a possibilidade de faltarem formulário de justificativa até o encerramento da eleição.

Representante de juiz e ficais do colégio Dom Luciano: votação tranqüila
Esta afirmativa também foi feita pelo representante de juiz no colégio Dom Luciano, Augusto Sousa. Ele informou que o volume de justificativas tem sido grande no colégio e que a quantidade de formulários pode não ser suficiente se o movimento se mantiver o mesmo. “São muitas justificativas e neste momento estamos com poucos formulários de justificativa”, afirmou Sousa.

O Representante de juiz no colégio Dom Luciano disse ainda que a votação na escola está tranqüila e sem grandes filas. “O movimento foi grande pela manhã. Agora pela tarde está mais devagar, as filas não estão grandes e cada eleitor tem levado em média dois minutos dentro da sala de votação”, disse Augusto Sousa, acrescentando que nenhuma urna precisou ser substituída e que a única coisa que tem atrasado a votação é que muitas pessoas estão esquecendo o título e votando com a identidade. 

Por Alice Thomaz
Da Redação do Portal InfoNet

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais